26 Jun 2024

A intimidade com Deus produz bons frutos em nós

“Assim, toda a árvore boa produz frutos bons e toda a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos, vós os conhecereis.” (Mt 7,15-20)

Amados irmãos, irmãs, pelos seus frutos, vós os conhecereis. Diante da reflexão deste Evangelho, São João 15,5 diz assim: “Sem mim, nada podeis fazer”, referindo-se ao fato de que Ele é a videira e nós somos os ramos. E os ramos que estão enxertados na videira darão bons frutos. Mas aqueles que não estiverem enxertados na videira não produzirão fruto algum, porque não têm a consistência de fazer a vontade de Deus.

É preciso estar enxertado na videira! Se você já foi ao Santuário do Pai das Misericórdias, temos o sacrário simbolizando a videira, que é Jesus, e muitos ramos ligados a ele. Porém, esses ramos têm muitos frutos. Por quê? Porque estão enxertados na videira verdadeira, que é Jesus. Estou recordando essa passagem para dizer justamente daquilo que nós estamos falando aqui.

Assim, toda árvore boa produz frutos bons. O nosso seguimento a Jesus Cristo não pode dar frutos bons se não estiver numa vida de profunda intimidade com Ele. Como posso dar bons frutos? Primeiramente, através da oração. O Catecismo da Igreja Católica diz que a oração é o caminho de intimidade com Deus. É por meio dela que falo com Deus, é por ela que me relaciono com o Senhor e assim vou progredindo numa vida espiritual mais profunda para viver a vontade d’Ele e assim dar bons frutos.

Se você for numa macieira, não achará lá figos. Se for numa laranjeira, não achará limão. Não tem como. Isso para dizer o quê? Uma árvore boa não pode dar maus frutos, e uma árvore má não pode dar bons frutos. Ou seja, meus irmãos, precisamos ter a autenticidade de nosso seguimento a nosso Senhor. Se eu quero ser um verdadeiro cristão, só posso querer dar bons frutos, só posso querer ser testemunho na vida de outras pessoas.

Somos chamados a dar bons frutos

Como é triste ver um cristão que não dá nenhum fruto! É pela árvore que se conhecerá quem é de Deus, pois, ali, veremos se a pessoa está dando fruto, se reza, se vai à missa, realiza diversas atividades, mas não está dando fruto nenhum. Meus irmãos, a nossa vida precisa dar frutos.

Imagine um padre que não dá fruto nenhum. Um sacerdócio estéril. Você não pode ser um cristão estéril. Eu não posso ser um padre estéril. Porque nós já sabemos o que significa a palavra esterilidade. Uma mulher ou um homem que são casados e querem ter filhos, mas são estéreis, não darão frutos, não gerarão vida.

E aqui quero rezar por aqueles casais que querem engravidar, que vivem a esterilidade própria e natural. Quero pedir ao Senhor que vocês possam dar este fruto e gerar uma vida. Que o Senhor possa alcançar você que está aí agora. Mas, para além disso, que o Senhor dê a vocês também a graça de produzir frutos, e frutos de santidade.

Quem vive uma vida de profunda comunhão com Deus dará frutos no tempo necessário. Que Deus abençoe cada um de nós e possa, quando nos encontrar no dia do juízo final, dizer: “Essa árvore deu bons frutos”, e poderemos escutar de Jesus: “Vinde, benditos do meu Pai”.

Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.