08 Jun 2024

A inquietação gerada pela Palavra nos aproxima de Deus

“Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos angustiados à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?”. Eles, porém, compreenderam as palavras que lhes dissera.”

Hoje, nós comemoramos o Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria. No dia de ontem, celebramos o Sagrado Coração de Jesus. Amados irmãos e irmãs, Jesus se perdeu no templo porque estava preocupado em fazer a vontade do Pai.

Mesmo Maria e José sabendo que o Menino era especial e que ela O gerou para que pudesse cumprir um plano de salvação, ela tinha a preocupação materna e a inquietação de quem procurava compreender o desejo e a mensagem de Deus nos fatos e acontecimentos. Maria sabia e, cada dia mais, coisas eram reveladas.

A Santíssima Virgem foi aquela que acolheu a Palavra e a escutou, foi aquela que viveu a Palavra e obedeceu a ela, ou seja, o Verbo Encarnado que ela gerou. Por isso Maria estava preocupada: “Onde está meu filho?”. Mesmo sabendo que Ele estava cuidando das coisas do Pai, ela representa para nós esse desejo de inquietação por fazer a vontade de Deus. Assim como estava inquieto o coração do Menino, estava inquieto também o coração de Nossa Senhora, e essa inquietação é positiva, é uma inquietação boa.

A inquietação leva à busca pelo Senhor

Os pais de Jesus, as pessoas que estavam ali em volta d’Ele, estavam admirados por tamanha sabedoria e inteligência daquele Menino. Por isso Nossa Senhora gera essa expectativa, essa inquietação por também conhecer os desígnios de Deus, os mistérios do Senhor.

Meu irmão e minha irmã, quem vive para a Palavra, quem a acolhe, quem interioriza a Palavra, quem lhe obedece como Nossa Senhora, também vai ter esse desejo, essa ansiedade de conhecer os mistérios e a vontade de Deus. O que Ele espera de nós? Devemos deixar-nos conduzir pela Sua sabedoria. Ela deixou-se ser conduzida pela sabedoria de Deus.

Como é que eu tenho buscado fazer a vontade de Deus? Aqui, nós temos dois exemplos: Maria, preocupada porque Deus deu a ela uma missão de cuidar do Seu Filho; e Jesus, que estava ali preocupado em fazer a vontade de Deus, mas deixou Sua mãe preocupada.

Isso é para nos mostrar qual é a inquietação que nos move para estarmos na vontade de Deus e para não nos desviarmos da Sua vontade. No nosso caminho de fé, muitos caminhos nos serão oferecidos, e se não tivermos a capacidade de estar centrado em fazer a vontade de Deus, podemos nos perder e retroceder.

O que inquieta o seu coração para fazer a vontade de Deus? Que Ele o ajude a nunca se desviar, mas sempre estar pronto para acolher, obedecer e viver a Sua Palavra.

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.