Irmãos e irmãs, bom dia. O texto do Evangelho de hoje nos impulsiona a vermos aquelas realidades que são imprevisíveis. Diz assim:
“Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Então, o reino de Deus chegará de uma maneira imprevisível. Jesus respondeu: ‘O reino de Deus não vem ostensivamente, nem se poderá dizer está aqui ou está ali, porque o reino de Deus está entre vós'” (Lucas17,21).
Nesse mesmo texto, Jesus vai usar aquela comparação dos elementos da natureza. E o principal exemplo que ele vai utilizar é do relâmpago. Quando você vê um relâmpago, é sinal de que vai ter alguma tempestade, que está chegando chuva. Então, ele vem de uma maneira imprevisível.
Ser impactado pela graça
O relâmpago gera certo medo, porque, dependendo do local que você está, perto de uma árvore e tal, você fica um pouco preocupado, porque é algo imprevisível. Pode cair ali, perto de você, esse relâmpago. Mas Jesus utiliza esse exemplo para dizer que o Reino de Deus virá assim, de maneira que ninguém sabe.
Então, não desespere o seu coração se aparecer alguém por aí dizendo “vai ser amanhã”, porque não está nas Sagradas Escrituras dessa maneira. Então, irmãos e irmãs, o relâmpago vem de maneira imprevisível. Mas o que acontece quando ele vem? Causa grande impacto! Assim é o Reino de Deus. Ele vem também de uma maneira imprevisível, e causa também grande impacto, mas esse impacto já acontece na nossa vida agora, porque Jesus diz aqui que o Reino de Deus está entre vós.
Esse impacto que acontecerá de uma maneira mais plena nos últimos tempos, já acontece na nossa vida agora. Todas as vezes que abrimos o coração para a Palavra de Deus, para a conversão, para a mudança de vida, o reino de Deus nos impacta, muda a nossa vida, muda as nossas realidades.
Assim será a vinda do filho do homem, inesperada como um relâmpago, mas gerará grande impacto também nas coisas criadas. Eu disse em relação a nossa vida, mas também em relação a toda criação.
Uma outra curiosidade do relâmpago: ele destrói e ilumina. Então, dependendo do lugar onde ele tocou, destrói tudo, mas, ao mesmo tempo, ilumina. Causa, irmãos e irmãs, certo encanto, porque, de longe, é bonito de se ver, mas ele causa também temor. Então também assim é o Reino de Deus: ele nos encanta e, ao mesmo tempo, quando falamos dos últimos tempos, das realidades últimas, o nosso coração fica com um pouco de temor.
Mas não devemos ter temor se vivemos na vontade de Deus, se fazemos constantemente a vontade d’Ele. É a vontade d’Ele que nos impulsiona e nos direciona.
Quando falamos do Reino dos Céus, também nós temos esse misto de sentimentos. Mas Jesus afirma que o Reino de Deus está entre vós, e esse reino cresce silenciosamente como a semente que é lançada e produz o seu fruto no tempo certo.
Então, que assim seja na nossa vida também, no dia de hoje e a partir do dia de hoje.
Sobre você, permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!