23 Jun 2012

O homem não pode se dividir entre dois fins absolutos e contrários

Neste belíssimo texto do Evangelho, Jesus põe em relevo o valor das realidades correntes da vida. Ao mesmo tempo, Ele nos ensina a colocar nossa confiança na Divina Providência. Com exemplos e comparações simples, tomados da vida quotidiana, convida-nos ao abandono sereno nas mãos de Deus: “Não se preocupem com a comida nem com a bebida que precisam para viver, nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?” (cf. Mateus 6,25-26)

O que o Senhor exige de nós é a fé n’Ele e na realização plena de Suas Palavras. O nosso Deus é fiel. N’Ele está o fim último do homem, e por Ele o homem deve entregar todo o seu ser de maneira indivisível. O homem não pode dividir-se entre dois fins absolutos e contrários.

A busca pela santidade é a primeira coisa que se deve intentar nesta vida. De novo, Jesus insiste na primazia das exigências espirituais. “Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça, o resto vos será dado por acréscimo”. Este “resto” são todos os outros bens temporais, inclusive os necessários e legítimos, que normalmente empenham os desejos humanos. A pobreza de Cristo torna possível este desprendimento afetivo das coisas terrenas para pôr à frente das aspirações humanas a relação com Deus.

O Senhor nos exorta a viver com serenidade cada dia, eliminando preocupações inúteis pelo que aconteceu ontem ou pelo que possa acontecer amanhã. É a sabedoria que se apóia na providência paternal de Deus e na própria experiência cotidiana.

O importante para nós está em Deus. Viver só é possível com Ele e diante d’Ele. Só assim viveremos com intensidade o momento presente.

Um conselho: “porta-te bem hoje e agora, sem te lembrares de ontem, porque o que passou, passou! Porta-te bem, hoje e agora, sem te preocupares com o amanhã, porque não sabes se chegará para ti. Portanto, viva cada segundo como se fosse o único da tua vida”.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.