“Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha. Senão, vai rasgar a roupa nova e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em odres velhos, porque senão o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama. E os odres se perdem. Vinho novo deve ser colocado em odres novos. E ninguém depois de beber vinho velho deseja vinho novo, porque diz, o velho é melhor” (Lucas 5,33-39).
O convite à novidade do Evangelho
Essa palavra que nós escutamos no dia de hoje, no Evangelho deste dia, é um impulso para que sejamos homens novos, para que sejamos mulheres novas segundo a Palavra de Deus.
Não devemos manter, em nossa vida, velhos costumes, remendos velhos, velhos vícios, mas devemos nos abrir à novidade do Espírito para vivermos uma vida virtuosa, uma vida em Deus. Em Cristo, nós somos nova criatura. Então, roupa nova e também odres novos.
Crescendo nas virtudes pela Graça Divina
Cristo nos chama a uma novidade. A grande Boa Nova é o Evangelho, seus valores como referência e centralidade. Então, é escutando o Evangelho que nós vamos escolher viver neste mundo em estado de graça, fazendo a vontade de Deus, confessando os pecados, abandonando tudo que é velho – velho, aqui, são as realidades pecaminosas, as realidades de pecado.
E é em Cristo, uma vez que escolhemos viver em estado de graça, fazer a vontade de Deus em tudo, com essa mesma graça que nos conduz, com essa mesma graça que nos aponta o caminho, que também nós cresceremos nas virtudes. Não por méritos 100% próprios, mas pela ação da graça de Deus em nós, pelos méritos que nos foram conquistados por Jesus Cristo e por Seu Evangelho.
Abandonando o velho para permanecer em Deus
O convite é para que nos abramos às realidades novas, que se renove a nossa mentalidade, os nossos sentimentos e afetos. Vamos abandonar tudo aquilo que nos afasta da graça de Deus. Vamos abandonar a falta de perdão. Vamos abandonar os conflitos, as invejas, os egoísmos para permanecermos em Deus, porque a Palavra é clara: Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha.
Todos nós somos convidados por Deus a sermos criaturas novas!
Sobre você, desça e permaneça a bênção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!