Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas enquanto caminhavam. Então, os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem, em dia de sábado, o que não é permitido?” Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado” (Marcos 2,23-28).
Virtude da fortaleza
Hoje, comemoramos a memória de Santa Inês, que, também a exemplo de São Sebastião, foi uma jovem virtuosa.
A memória dessa Mártir tão jovem, morta com apenas 12 anos de idade, é privilegiada pela liturgia do rito romano, porque foi em Roma que aconteceu o seu martírio. Uma vida entregue a Deus, de uma confiança inabalável. Pela fragilidade física do seu corpo, Santa Inês tinha algo muito mais forte, que era a virtude da fortaleza interior.
Não se chega à santidade e não se chega ao martírio quem não tiver essa virtude da fortaleza, que fortalece o nosso interior para testemunhar a nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos que a fortaleza é a grande virtude dos mártires. Quer ser santo? Quer ser mártir? Por causa do nome de Jesus, busque, cada dia mais, a virtude da fortaleza.
Sabe onde você pode encontrar isso, meu irmão, minha irmã? No Catecismo da Igreja Católica, onde existe um espaço somente falando das virtudes. E se é a grande virtude dos mártires, nós devemos procurá-la.
Sabe por quê? Porque só pode enfrentar a morte e a crueldade por amor a Cristo quem for imbuído da virtude da fortaleza. Foi o que aconteceu na vida de Santa Inês. A virtude da fortaleza foi o grande guia da vida dela para não negar a nosso Senhor Jesus Cristo.
Será que estamos dispostos? Santa Inês, mesmo tendo a fragilidade física como um elemento que poderia colocar em descredito esta jovem de 12 anos, ela foi revestida da graça do Espírito Santo de Deus, por isso ela pôde realizar, em sua vida, e não só por graça divina, mas por seu testemunho, por sua coragem, por sua fidelidade e amor a nosso Senhor Jesus Cristo, amor ao Evangelho de Jesus Cristo, a vontade de Deus de forma muito heroica.
Você tem essa coragem, meu irmão? Você tem essa coragem, minha irmã? De dar a sua vida por causa de Cristo, de derramar o seu sangue por amor a Ele?
Leia a vida de Santa Inês e peça ao Senhor esta graça de você também dar a sua vida por causa de Cristo.
Desça sobre nós e permaneça para sempre a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!