27 Dec 2022

Faça uma experiência de amor com Cristo

“Então, entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou” (João 20,8).

Dentro das Oitavas de Natal, hoje, comemoramos São João Evangelista. Evangelista e Apóstolo, aquele mais novo discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que tinha um temperamento ‘mais ou menos’, considerado também “filho do trovão” juntamente com o seu irmão. Mas foi um discípulo dócil à vontade de Nosso Senhor, recebeu o chamado e respondeu a esse chamado. Esteve ali do lado de Nosso Senhor, em momentos de dificuldade, em momentos de graças também.

Pedro, Tiago e João, os três amigos mais íntimos de Nosso Senhor. Na Transfiguração, ele estava presente, mas também ali na cruz ele estava presente. Por ser menor de idade, ele não seria condenado à crucifixão, então por isso ele estava ali. As mulheres, os jovens e as crianças não eram martirizadas, não eram crucificadas, então, São João também acompanhou Nosso Senhor por conta disso.

E o quanto São João Evangelista e Apóstolo aprendeu com Nosso Senhor. Dele também se diz das Cartas, das três Cartas que ele escreveu e também o Apocalipse de São João. Foi um homem que perseverou na vontade de Deus.

Somos chamados também, juntamente com o Evangelista São João, a fazer uma experiência de amor com Cristo

Aqui nós temos o relato da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, em que Madalena foi anunciar aos apóstolos que ela tinha visto o Senhor e que o sepulcro estava vazio. E os dois discípulos, Pedro e, aqui, o Evangelho apresentam — aquele que Jesus amava —, foram correndo para dizer do desejo que, muitas vezes, nós temos de sinais: “Deixe-me ver esse sinal”, “Deixe-me ver o que está acontecendo ali”. Eles correram.

São João (diz aqui: o discípulo amado) chegou primeiro, mas não entrou; e o segundo discípulo, Pedro, que era mais velho, chegou, entrou no túmulo e constatou. Esse detalhe, minha gente, diz do respeito que João tinha para com Pedro, ele era o primeiro, ele foi escolhido por Nosso Senhor para estar à frente, e São João esteve ali, do lado, foi o discípulo amado, sabia qual era o seu lugar.

Minha gente, no mundo tão complicado, com tanta má educação, com tanta falta de respeito, podemos aprender com o Evangelista o respeito à autoridade, o respeito às coisas de Deus — tão necessária também nos nossos tempos.

Ele respeitou a hierarquia, Pedro entrou primeiro e, depois, ele entrou também. E o detalhe do Evangelho apresenta isso: “Ele viu e acreditou”; ele viu que o túmulo estava vazio, ele constatou realmente: o Senhor ressuscitou.

Este “ver” não é um simplesmente um ver de olhar com os olhos que nós temos aqui, mas de experiência e, por isso, que ele pôde escrever o seu Evangelho, que ele pôde escrever as três Cartas e escrever o Apocalipse, porque foi um homem que fez uma experiência de amor e transmitiu o amor através das suas Cartas.

Meus irmãos, somos chamados também, juntamente com o Evangelista e Apóstolo São João, a fazer uma experiência de amor com Cristo e traduzir essa experiência com Cristo em amor aos nossos irmãos.

É Natal! Que o Natal possa acontecer também no coração daquelas pessoas que estão ao nosso lado. Uma vez que nós amamos o Cristo, o Natal deve acontecer também na vida das pessoas quando as amamos.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.