“Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito.” (João 20,18).
Amados irmãos e irmãs, nós estamos dentro de um itinerário Pascal. Nós vimos, no Evangelho de ontem, Jesus dizendo para os discípulos: “Alegrai-vos!”. Percebe-se que esta alegria precisa nos levar para algo que o próprio Jesus disse: “Ide por todo o mundo e a todos pregai o Evangelho”.
Quando Maria disse: “Eu vi o Senhor”, logo, foi anunciar aos outros que estavam com medo, escondidos. Por quê? Porque Jesus tinha morrido, eles ainda não tinham acreditado naquilo que Jesus tinha dito, quando Ele falou para os fariseus, aos mestres da lei: “Destruí este templo e, em três dias, eu o reconstruirei”. Dizendo da sua ressurreição. Mas isso ainda não estava bem assentado no coração dos discípulos, por isso, meus irmãos, quando Jesus morreu e foi colocado no sepulcro, os discípulos ficaram desanimados, os discípulos ficaram com medo.
E essa alegria, que nós ouvimos na homilia de ontem, traz justamente aquilo que Jesus pede: quem faz a experiência com ressuscitado se alegra e vai anunciar, não guarda para si aquela experiência, quer que todos saibam que Jesus ressuscitou.
A prova da ressurreição é justamente isto: experimentar Jesus Ressuscitado
Por isso, meus irmãos e minhas irmãs, o relato de hoje, daquela mulher, que era pecadora, mas foi acolhida por Jesus, ela teve a coragem de dizer na fé: “Eu vi o Senhor”. A prova da ressurreição é justamente isto: experimentar Jesus, ela viu com os olhos carnais. Nós não temos essa graça, o que nós podemos anunciar e propagar é que vimos o Senhor com os olhos da fé. Esses olhos da fé nos levam a sair do natural e a nos aprofundarmos naquilo que é sobrenatural, a ressurreição é sobrenatural
Por isso, meus irmãos, a ressurreição provoca em nós o “ide e anunciai”. E isso precisa, meus irmãos, calar dentro do nosso coração, porque é um mandato de todos os batizados: “Ide e anunciai”. O próprio padre Jonas, dentro da Comunidade Canção Nova, sempre teve esse “ide” encarnado na sua vida… Quantas pessoas fizeram a experiência do Cristo Ressuscitado, por causa deste anúncio que o próprio Padre Jonas fez! Esse anúncio para libertar as pessoas do pecado do mal. E o Carisma da Canção Nova é: “Levar Cristo Ressuscitado no poder do Espírito Santo”.
Este “ide” é a marca da ressurreição, isso deve provocar o seu coração, porque quem faz a experiência não pode guardar para si mesmo, assim como Maria Madalena o fez: “Eu vi o Senhor”, quem faz a experiência com o Cristo Ressuscitado precisa levar para os outros, precisa entusiasmar aos outros, dizendo: “Eu vi o Senhor”.
Eu trago como uma experiência própria destes vinte e três anos de caminhada e sempre falo isto para as pessoas: “Experimentar é diferente de ouvir; quem ouve, escuta, mas, talvez, não muda. Mas quem experimenta, tem a sua vida tocada pela graça de Deus e pela graça da ressurreição”. Por isso, meu irmão e minha irmã, eu quero dizer a você, que fez essa experiência de ver o Senhor, saia para anunciar, porque Cristo está no meio de nós e, por isso, nós pedimos esta bênção, para te enviar a anunciar este Cristo ressuscitado.
Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!