23 Jan 2024

Expresse, em sua vida, a vontade de Deus

“Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: ‘Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura’. Ele respondeu: ‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: ‘Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’.” (Marcos 3,31-35)

Meus irmãos e minhas irmãs, o tema de hoje não é “mãe desprezada pelo filho”, e sim “fazer a vontade de Deus”. Temos, aqui, no Evangelho, descritos dois ambientes: dentro de casa e fora de casa.

O que acontece dentro de casa? Jesus está realizando a vontade de Deus, Ele está ensinando a multidão sobre as coisas do Reino, sobre os valores do Reino, Jesus está anunciando a boa-nova, o Evangelho.

Do lado de fora, Jesus está ensinando sobre o que é a vontade de Deus. Dentro ou fora, Jesus está na vontade de Deus, esse é o tema do Evangelho.

Que a nossa vida, dentro e fora, tenha coerência e, de fato, expresse a vontade de Deus

Perguntamos: e nós, onde estamos? Essa passagem é um bom questionamento existencial para cada um de nós. Será que existe conflito entre o dentro e o fora na nossa vida? Muitos de nós, dentro de casa, somos uma pessoa e, fora dela, somos outra; muitos, dentro da igreja, são pessoas determinadas e, fora dela, são outras; muitos de nós, diante de certas pessoas, comportamo-nos de uma maneira e, longe delas, comportamo-nos de uma outra.

Somos pessoas divididas; e Jesus se apresenta, aqui, como um homem integrado. E olha que ontem chamaram Jesus de possuído por Belzebul, ou seja, estar dividido, mas Jesus é o homem integrado, é um homem que dentro e fora, as duas realidades correspondem.

Esse drama do coração do ser humano, essa incongruência entre o coração e as aparências, acaba causando muito mal para a nossa vida. Por isso, Jesus nos chama a atenção para vivermos uma vida coerente, aquilo que é verdadeiro fora, precisa também ser verdadeiro dentro. Não nos enganemos e não enganemos os outros com um ar de santidade que não existe.

Tem muita gente por aí filtrando os mosquitos, mas engolindo camelos. Então, vamos pedir ao Nosso Senhor que converta o nosso coração. E que a nossa vida, dentro e fora, tenha coerência e, de fato, expresse a vontade de Deus e que nós a realizemos em qualquer situação.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.