25 Nov 2021

Estejamos atentos, pois a nossa libertação está próxima

“Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lucas 21,28).

Quando nos aproximamos do tempo do Advento e dos últimos dias do Ano Litúrgico, a Liturgia nos remete aos acontecimentos finais da vida humana, para que tomemos consciência e ciência dos fatos que as coisas acontecem e acontecerão, vivendo em um mundo cercado de contrariedades, de tragédias, de situações que, muitas vezes, nos assustam. Mas não podemos nos entregar à temeridade, não podemos nos entregar, achar que tudo é desastroso, e muito menos pregar os desastres.

Precisamos estar de cabeça erguida, porque é nossa libertação que se aproxima

Pelo contrário, estamos vendo tantas coisas acontecerem! E quando Jesus fala desses acontecimentos trágicos, que sobretudo vieram a Jerusalém na década de 70, quando a cidade foi tomada, sitiada, destruída e nada ficou de pé, a narrativa continua nos mostrando que, ao longo da história, coisas parecidas continuarão a acontecer e estão acontecendo. Mas haverá inclusive sinais no sol, na lua, nas estrelas. E isso não é para nos amedrontar, para nos assustar, preocupar ou aterrorizar, é para mantermos os olhos fixos em Jesus, é para permanecermos firmes na fé, é para permanecermos na serenidade, e não na temeridade, é para permanecermos na sobriedade; não agitados, temerosos, semeando o terror na vida dos outros.

Sei que há pessoas que gostam de falar e pregar a cultura do terror, do pânico e do pavor, mas não é para vivermos iludidos. Sei em quem coloquei a minha confiança, sei em quem depositei a minha fé, sei que esses sinais de coisas trágicas aconteceram, acontecem e acontecerão, mas sei que Deus tem todas as coisas em Suas mãos, e que, no fim de tudo, quando o fim de tudo chegar – e o fim será o fim –, o último capítulo da história da humanidade pertence a Deus, como também o primeiro capítulo. Mesmo nos capítulos mais desastrosos, quando os homens colocaram ou tentaram colocar Deus para fora, Ele se faz presente abençoando, cuidando e conduzindo os Seus, Ele está nos conduzindo em meio a todas as tragédias e desastres do mundo em que vivemos para o Reino que Ele preparou para os Seus.

Quando você achar que o mundo não tem mais jeito, não se preocupe, porque o Filho do Homem virá em Sua glória entre as nuvens, e aí é preciso estar de cabeça erguida, porque é nossa libertação que se aproxima. A nossa libertação está mais próxima quando nós ficamos próximos de Deus, mesmo quando as coisas temerosas acontecem.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.