19 Oct 2022

Esteja em vigilância aguardando a vinda do Senhor

“E o Senhor respondeu: ‘Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim!’” (Lucas 12,42-43)

Meus irmãos, nesta quarta-feira, ao meditarmos sobre esta Palavra, ao escutarmos este Evangelho, o Senhor nos ensina a respeito da vigilância. Precisamos estar vigilantes, precisamos estar atentos como empregados, como trabalhadores que somos. Temos um patrão, temos alguém que está à frente e que vai querer que nós executemos bem os nossos serviços.

Por isso o Senhor deu este exemplo, dizendo então que assim como o ladrão vem numa hora inesperada, Nosso Senhor também vai vir numa hora inesperada. E Pedro perguntou então a Jesus: “Mas Jesus, o Senhor está contando esta parábola a nós ou a todos?”, e Jesus disse: “É a todos”. E citou este exemplo, fez essa comparação do administrador fiel que cuida das coisas do seu senhor.

E, aqui, esse detalhe interessante que Ele apresenta: “O administrador fiel que o senhor encarregou de cuidar do seu pessoal, do pessoal de sua casa, dando comida na hora certa”.

A vigilância também se dá no cuidado com o irmão, no cuidado com o próximo

Aqui, a vigilância a qual o Nosso Senhor convida, não é somente uma vigilância da oração – é  claro que devemos rezar, devemos entrar em comunhão com Deus, devemos participar bem dos Sacramentos, da Igreja, rezar o nosso terço, ter os nossos momentos devocionais –, mas a vigilância também se dá no cuidado com o irmão, no cuidado com o próximo.

“O administrador fiel que o senhor encarregou de cuidar do seu pessoal”, porque quando ele voltasse, encontraria então aquele empregado cuidando da sua casa, cuidando dos seus. Meus irmãos, Nosso Senhor vai voltar, Nosso Senhor está voltando, e quando Ele voltar, que nós estejamos em vigilância, vigilância na oração e no cuidado com os nossos.

Olha aí na sua casa, olha para as pessoas com quem você convive, as pessoas com quem você trabalha… Nosso Senhor, quando voltar, deseja encontrar você cuidando dos seus. É essa vigilância que nós também precisamos ter! Vigilância na oração, vigilância no cuidado com os nossos irmãos.

Que o Senhor nos ajude a fazer esse caminho de estarmos sempre atentos. Vigilância na oração, vigilância no cuidado com o nosso próximo.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.