21 Nov 2023

Esteja disposto a pertencer ao Reino de Deus

“Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: ‘Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo’. Jesus perguntou àquele que tinha falado: ‘Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?’ E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: ‘Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe’” (Mateus 12,46-50)

Meus irmãos e minhas irmãs, ser mãe ou ser discípula, qual dessas duas vocações fez de Maria uma criatura tão bela? Ambas. Porque, a primeira, pelos méritos de seu Filho, ela se tornou Mãe de Deus, e a segunda, pelo seu “sim” incondicional, tornou-se a primeira discípula do Senhor. Então, aprendemos muito com esse episódio de hoje.

Penso que ser discípula e mãe abre para todos nós, cristãos, a possibilidade de fazer parte do Reino de Deus. Diz o episódio que Maria está com os outros do lado de fora, eles também precisam buscar Jesus Cristo, também precisam do discipulado. Veja que interessante, que humildade da Mãe de Deus; eles também precisam de Jesus, então, estão do lado de fora justamente porque precisam buscar o Senhor.

O Reino de Deus não é de privilegiados, mas é de discípulos, aqueles que estão dispostos a amar Jesus Cristo incondicionalmente, como fez Maria e como fizeram os demais.

Tem muita gente que pensa que está dentro, mas está fora das características de um discípulo do Reino de Deus

Reparem que o texto diz que Maria e os irmãos de Jesus — “adelphos” (em grego) são “irmãos na fé”, aqui, não são irmãos de sangue — eles estavam do lado de fora.“Exo” (palavra grega) “do lado de fora”; estão do lado de fora, mas estão dentro do Reino, porque estão dentro das exigências do Reino de Deus, dos parâmetros do Reino de Deus.

Maria nunca esteve fora da vontade de Deus, porque a vontade d’Ele nela se fez carne numa união inseparável, por isso Maria jamais estará do lado de fora. O mesmo se diz dos discípulos, acontece que tem muita gente que pensa que está dentro, mas está fora, esse é o grande problema e o grande perigo — está fora da lógica de Deus, está fora do agir de Deus, está fora das características de um discípulo do Reino de Deus.

Estão nas igrejas, estão nos grupos, nas pastorais, nos ministérios, mas não estão dentro da mística do que é ser família de Deus, encontram-se do lado de fora. E, hoje, pedimos: “Senhor, ajuda-nos a fazer a vontade de Deus, coloca-nos dentro do Teu plano de amor, porque não queremos ficar do lado de fora. Não nos deixe de fora, enganados de que estamos dentro, mas vivendo uma vida completamente distante da Tua santa vontade”.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.