09 Feb 2024

Esteja com os ouvidos bem abertos para a Palavra de Deus

“Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’ Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade” (Marcos 7,32-35).

A dificuldade em falar, ou seja, em expressar-se verbalmente, está vinculada, na maioria das vezes, também à dificuldade de escutar e compreender. Quem não escuta bem, normalmente também terá dificuldades de compreensão, de compreender; e não compreendendo, terá também dificuldades em se expressar, em falar.

Jesus é a perfeita comunicação de Deus Pai. Ele mesmo nos diz: “Quem me ouve, ouve o Pai” (cf. Lucas 10,16). Ele veio para eliminar todo e qualquer ruído, toda e qualquer má compreensão de quem é Deus, de quem é o Pai, da vontade do Pai, da Palavra d’Ele.

A palavra, que talvez fosse mal compreendida, mal interpretada, Jesus veio para eliminá-la, para eliminar a má compreensão e a má interpretação da vontade de Deus, da Palavra de Deus. Ele veio nos fazer compreender com clareza o que Deus quer de nós, qual é a Sua vontade para nós em nossa vida.

Só chegaremos aos céus se abrirmos os nossos ouvidos a Sua Palavra

Então, se quisermos compreender quem é o Pai e como chegar até Ele, o caminho é escutar com qualidade a Palavra de Deus, a Palavra eterna de Deus Pai, que é Jesus.

Escutar com qualidade o que Jesus nos fala, escutar com qualidade a Palavra de Deus, o que Ele quer de nós, qual é o caminho que devemos seguir. Jesus veio para nos ensinar o caminho que nos leva ao Pai, e só chegaremos a Ele, só chegaremos aos céus se abrirmos os nossos ouvidos à Sua Palavra e à Sua vontade.

Ouvir significa compreender e colocar em prática o que Ele nos ensina, e só falaremos com perfeição à medida que também escutarmos com perfeição. Só expressa uma vida de santidade, ou seja, só comunica uma vida nova aquele que começa a ouvir bem, aquele que compreende bem e coloca em prática a Palavra de Deus.

O milagre da santidade de vida começa a partir da boa escuta da Palavra de Deus, do Evangelho, da Boa Nova. Toda dificuldade para viver a santidade para a qual todos nós somos chamados vai desaparecendo à medida que nós ouvimos, compreendemos e colocamos em prática a Palavra de Deus. Tenhamos sempre atenção àquilo que Ele nos fala por meio de Jesus.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antonio

Padre Bruno Antonio de Oliveira é Brasileiro, nasceu no dia 18/10/1987, em Lavras, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2012 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.