18 Jun 2022

Entregue, nas mãos de Deus, a sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir” (Mateus 6,24-25).

Bem, meus irmãos, não podemos viver nunca divididos. O ser humano não foi feito para viver dividido. Temos isso já desde os nossos primeiros pais, quando Adão e Eva se dividiram, quando deixaram no coração, justamente, a semente do mal afastá-los de Deus; nós sabemos que foi um caos, foi terrível!

Então, a nossa constituição não foi feita para escolhas duplas; fomos feitos para escolhas únicas, escolhas definitivas. Amar algo e, ao mesmo tempo, o seu contrário, pode provocar uma perturbação interior. Por isso Jesus adverte os Seus discípulos e cada um de nós. Não podemos amar, ao mesmo tempo, alguma coisa e o seu contrário. Isso pode nos causar um dano espiritual, um dano interior.

Sabemos, no campo da psicologia, no campo das enfermidades, na área psicológica, que as nevroses, as desordens mentais, os conflitos, a duplicidade, tudo isso causa uma perturbação. Por isso precisamos fazer escolhas únicas, por isso não podemos servir a dois senhores. Ou seja, viver uma vida dupla.

Agora, hoje eu e você, precisamos nos perguntar para que isso seja claro para nós: “Como estou vivendo?”, “Quais são os meus valores?”, “No que acredito?”, “O que escolhi para a minha vida?”, “Qual é a minha condição?”. E aqui poderíamos elencar todas as coisas: “Sou um batizado”, “Sou um católico”, “Sou casado”, “Sou padre”. E aqui, na nossa vida, tudo precisa passar por esses critérios.

O caminho para a libertação é confiar que estamos nas mãos de Deus e precisamos permanecer nas mãos d’Ele

E aí, eu vou colocar a última pergunta: “As minhas escolhas se encaixam nisso?”, “Aquilo que escolho para minha vida, hoje, está conforme a minha identidade, com aquilo que eu escolhi viver?”. Daqui, nós temos já um bom exame de consciência.

O problema que Jesus apresenta aqui, justamente, é a posse, e não só a posse de bens, mas isso pode se tornar também manifesto na posse das relações, nos relacionamentos, no trabalho, a posse até mesmo na nossa vocação; apegar-nos a essas realidades para que, depois, o nosso coração não tenha mais capacidade de ver Deus.

Então, vamos pedir que hoje, pela força da Palavra de Deus, isso seja quebrado, que no nosso coração haja somente uma escolha. Esse é o caminho para a libertação: confiar que estamos nas mãos de Deus e precisamos permanecer nas mãos d’Ele.

No final do Evangelho, Jesus diz: “Não vos preocupeis com o que vocês precisam comer, com o que vocês precisam vestir, com o corpo, com nada”, porque estamos nas mãos de Deus.

Existe algo que precisamos acreditar, e que é Deus que nos dá. Se nós escolhermos, hoje, por Deus, se fizermos uma opção única por Ele e se permanecermos no caminho d’Ele, não deveremos nos preocupar, porque Deus cuidará de nós. Então, hoje, a pergunta para nós é sobre as nossas escolhas. Queremos estar, realmente, nas mãos de Deus e somente nas mãos d’Ele? Que tudo aquilo que nós escolhemos seja conforme essa nossa decisão.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.