“Naquele tempo, Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: ‘Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?’ Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (João 14,22-23).
Tem uma expressão aqui interessante, meus irmãos e minhas irmãs, no Evangelho. Em grego, “enfanisein” , é uma expressão interessante para falar de “tornar conhecido” ou “manifestar”. Dessa palavra, por exemplo,“enfanisein” deriva a palavra em português “ênfase” — acho que você já ouviu, muitas vezes, essa palavra em português!
Ênfase quer dizer realçar a importância de algo ou de alguém através da voz, dos gestos e da escrita. Então, Jesus no Evangelho disse para Judas — não o Iscariotes; Jesus enfatizou o seu amor de diversas formas, Ele lembrou a Judas que o Seu amor foi muitas vezes enfatizado, Ele realçou o amor d’Ele por nós demonstrando de muitas maneiras, por exemplo, através das palavras.
Jesus deu ênfase, muitas vezes, a essa verdade do amor d’Ele através das palavras. Dias atrás, nós ouvimos no Evangelho: “Eu dou a vida pelas minhas ovelhas” (João 10,11); Jesus também já disse: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi” (João 15,16). Muitas vezes, Jesus disse: “Os teus pecados estão perdoados”.
Vejam, são tantas as palavras de amor de Jesus por nós. E convido você, nesse momento que o padre está dizendo, a se recordar de uma delas agora. Qual palavra de Jesus marcou, por exemplo, a sua vida ou que mexe com você, que marca o seu coração? Porque essa palavra, dita por Jesus, vai te servir de material para você rezar.
Jesus deu ênfase, muitas vezes, a essa verdade do amor d’Ele através das palavras
Reze, hoje, com essa palavra de Jesus, que marcou o teu coração, e deixe o Espírito Santo fecundá-la no seu coração, porque ela vai ser muito importante nos momentos de prova, dê ênfase a essa palavra hoje, escreva num papel, coloque-a na sua geladeira, marque essa palavra, talvez, na sua rede social para que você se recorde do amor de Jesus que se manifestou através das Suas Palavras.
Mas não só palavras, porque Jesus também realizou com muitos gestos; Ele enfatizou o Seu amor, as curas e os milagres. A acolhida que Jesus fez de Zaqueu, o homem pecador; a acolhida que Ele fez no chamado de Levi, um pecador público; o perdão dado a mulher adúltera; o diálogo de Jesus com a samaritana e tantos outros momentos em que nós podemos, através dos gestos de Jesus, entender a ênfase que Ele deu, manifestando o amor de Deus.
Convido você a se recordar também de algum gesto que Deus tenha feito por você, alguma ação de Deus concreta na sua vida que hoje você é chamado a fazer memória, para que isso seja vivo dentro do seu coração. Porque somos morada de Deus, como Jesus mesmo disse: “Em nós, o Pai do Céu, ama o Seu Filho”.
A resposta que foi dada para Judas nos fatos, Jesus teve a capacidade de enfatizar esse grande amor com que Deus nos amou. Então, hoje, a resposta não é só para Judas, é para cada um de nós. Deus nos ama, Ele deixou isso muito bem claro, muito bem enfatizado com palavras e com gestos.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!