09 Jan 2023

Encontre em Jesus, a salvação para a sua vida

“Então, o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: ‘Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado’” (Mateus 3,16-17).

Hoje, celebramos, com toda a Igreja, a festa do Batismo do Senhor. A primeira expressão do texto que nós vemos: “O céu se abriu”; Jesus afirmou: “Eu sou a porta”, nós vemos isso no Evangelho de São João. É Jesus quem abre as portas do Céu e desce para trazer Deus para cada pessoa, para cada um de nós.

Jesus permitiu que o Céu se abrisse, a encarnação do Filho de Deus nos deu essa possibilidade. E aquela separação entre Céu e Terra já não existe mais. Jesus rompe o véu que escondia o rosto de Deus. Agora, Deus se faz ver, Ele se faz enxergar, faz-se tocar na pessoa do Seu Filho Jesus. Caiu aquele muro de separação que nos impedia de ter acesso a Deus.

Diz a Palavra que o “Espírito Santo como pomba”, a alusão àquela pomba solta após o dilúvio, para garantir que já tinha terra firme. Agora, essa pomba está sobre Jesus, ou seja, Jesus é a nossa terra firme, Jesus agora é o nosso porto seguro, é o lugar onde nós podemos caminhar com segurança.

É dia de nos alegrar com a Igreja, que é para nós esse sacramento de salvação

A pomba, que é o Espírito, está nos indicando Jesus como um lugar de salvação para todos nós, lugar de vida nova e de vida segura. Ele é o sinal da nova e eterna aliança de Deus com os homens.

Em Jesus, nós temos os nossos pecados perdoados, agora já não precisam mais das águas do dilúvio para afogar os pecados da humanidade, podemos lançá-los em Cristo Jesus, Ele é para nós este lugar de salvação.

E “do Céu veio uma voz”, a voz é a confirmação. Sobre nós também foi proferida uma voz de confirmação. Quantas vezes, sobre nós, a voz de Deus foi proclamada: no nosso batismo, na nossa confirmação, na Crisma, na Eucaristia, no sacramento da Ordem, no matrimônio, na unção dos enfermos, no sacramento da reconciliação. A voz de Deus se faz ouvir, filhos amados, perdoados, reconciliados e trazidos para perto de Deus.

Então, temos a oportunidade também de ouvir sobre nós essa voz que traz uma mensagem muito simples, mas muito profunda: “Tu és o meu filho amado, em ti coloquei o meu agrado, o meu bem querer”. Somos todos amados em Cristo Jesus.

Hoje, ao celebrarmos a festa do Batismo do Senhor, na pessoa de Jesus, ouvimos essa voz de confirmação do Pai, somos os seus filhos amados e precisamos viver a dignidade dessa vocação que nós recebemos.

Hoje é dia de fazer memória do nosso padrinho ou da madrinha de batismo, agradecer a Deus pela presença dessas pessoas na nossa vida e na nossa história. É dia de nos alegrar com a Igreja, que é para nós esse sacramento de salvação, a Igreja que traz para nós Jesus Cristo e nos dá a oportunidade de sermos contados entre os filhos de Deus.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.