18 Jul 2024

Encontrai descanso em Jesus: vinde a mim todos os cansados

“Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.” (Mt 11,28-30)

Meus irmãos e minhas irmãs, Jesus oferece o seu coração como um lugar de repouso. E quem de nós não se sente cansado em alguma circunstância ou em algum momento da nossa vida? Quem de nós, diante de alguns projetos a serem realizados, não se vê incapaz, muitas vezes, de levar esses projetos até a sua conclusão? Acontece que muitos de nós querem caminhar sozinhos e abandonam coisas importantes da vida pelo fato de não buscar a companhia e a presença de Jesus.

No meio dessas promessas lindas do coração de Jesus, que você conhece muito bem, existe uma ordem que pode passar despercebida aos nossos olhos. Essa ordem é: “Vinde a mim”. É uma interjeição na nossa língua portuguesa usada para referir-se a um movimento fundamental de quem quer ser ajudado. Existe como ajudar alguém se essa pessoa não quer ou não se deixa ser ajudada? É impossível! Você já deve ter vivido alguma experiência nesse sentido. Tentando ajudar alguém e a pessoa não movia nem um dedo para colaborar nesse processo de ajuda. Não dá!

 O chamado de Jesus aos cansados e sobrecarregados

Aqui é a mesma coisa. Jesus quer nos ajudar com os nossos fardos, com as nossas lutas, cansaços, esgotamentos. Mas devemos fazer a nossa parte, do contrário, não seremos ajudados. Qual é a nossa parte? Ir até Jesus: “Vinde a mim”.

Que disposição temos para nos aproximar d’Aquele que pode aliviar os nossos fardos? Como anda a nossa participação na missa, no grupo de oração, a nossa vida de oração pessoal? Isso é ir até Jesus. Os verbos usados por Jesus, aqui no Evangelho, vão todos no futuro: “Darei”, “encontrareis”, indicando justamente que há uma ação presente que depende só de mim e de você. Ir até Jesus, nos aproximar d’Ele para que Ele nos ajude. Aproxime-se de Cristo.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.