23 Jun 2022

Encaixe-se nas expectativas que Deus espera de você

“Naquele, completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: ‘Não! Ele vai chamar-se João’” (Lucas 1,57-60).

Meus irmãos, neste ano, celebramos, hoje, dia 23, a Natividade de João Batista, porque amanhã (24) será a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Então, hoje, estamos diante deste grande santo na vida da nossa Igreja. O único que se celebra, seja o nascimento nesta Terra, seja o nascimento para Deus, isso nos mostra a importância de São João Batista no contexto da Igreja, no contexto do Reino de Deus.

João Batista — digamos assim — seria o diferente, porque já começou a partir do seu nome, ele deveria receber o nome do pai, mas não, pois o nome dele seria João para contrariar toda aquela sequência de batismos em relação aos nomes da família. Ele seria o diferente, já seria aquele contraditório na vida da família.

Mas, muitas vezes, precisamos refletir sobre esta realidade:  às vezes, é ruim termos de nos encaixar na expectativa dos outros. É muito ruim quando precisamos viver a nossa vida tentando constantemente nos encaixar na expectativa que os outros fazem de nós. Não podemos viver assim! A única expectativa que tem de pesar sobre nós é aquela lá do Alto, é a expectativa de Deus, são os sonhos de Deus, são os projetos de Deus ao nosso respeito. Essa sim deve pesar sobre nós, e precisamos nos adequar a ela constantemente na nossa vida, mas às expectativas de Deus a nosso respeito e não a das pessoas.

A única expectativa que tem de pesar sobre nós é aquela lá do Alto, é a expectativa de Deus

Bom, quando nós vemos a história de João Batista, a graça para ele foi ter nascido numa família que sabia obedecer a Deus; e colocou justamente João Batista dentro dessa dinâmica da vontade de Deus. Uma família que colaborou para que ele realizasse a sua própria profecia, a sua vocação.

João teve uma família que o ajudou a ser quem realmente ele era. A mãe, cheia do Espírito Santo, quando recebeu a visita da Virgem Maria, ficou cheia do Espírito Santo; e a criança pulou no seu ventre. João Batista já era “bem agitado” desde o ventre da mãe e, depois, viveu tudo isso na sua vida. O pai, Zacarias, que se deixou dobrar pela ação de Deus, inicialmente teve um pouco de dificuldade, mas depois deixou-se dobrar pela ação de Deus.

Veja a família que João Batista teve, veja o pai e a mãe que ele teve. Como eu disse: “bem agitadinho” já desde o ventre da mãe, depois, ele seria instrumento para agitar muitos corações, inclusive o do rei Herodes. Agitou o coração daquele homem quando teve de dizer para ele uma verdade muito dura: “Você está em adultério. Você precisa deixar essa vida”.

João Batista foi um grande profeta, foi um grande evangelizador. Sem grandes discursos porque não se tem muito sobre a pregação de João Batista, mas com a própria vida. Levou uma vida austera — estranha um pouco, aos olhos do mundo, porque diz que ele comia gafanhoto, se alimentava de mel silvestre, fazia jejuns rigorosos, era um homem que se vestia com roupa de peles de animais. Então, para o mundo poderia soar um pouco estranho, mas um homem de profunda comunhão com Deus, um estranho, mas um conhecido no Céu.

Muitas vezes, vamos viver a nossa vida assim: como pessoas estranhas que aderem a Jesus Cristo, que querem viver uma radicalidade do Evangelho, que querem falar de santidade, que querem viver a santidade. Estranhos para o mundo, mas conhecidos no Céu. Vale a pena! Que São João Batista nos ajude!

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.