27 Jun 2023

Empenhe-se para passar pela porta da salvação

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”! (Mateus 7,13-14)

No Evangelho de hoje, Jesus oferece uma série de conselhos aos Seus discípulos; entre eles, Jesus diz para entrar pela porta estreita.

Podemos compreender aqui que o caminho estreito não é fácil, mas Jesus nos diz que nós precisamos entrar por essa porta. Jesus nos pede para entrarmos pela porta da salvação, e Ele nos deixa claro que esse caminho não é tão simples, pois não é tão fácil passar pelo caminho da salvação. É um caminho estreito, é uma porta que exigirá de nós muitas renúncias; exigirá abandonar as facilidades e as falsas promessas deste mundo.

Sem empenho, sem esforço pessoal, sem renúncias e sem dedicação, ninguém conseguirá passar pelo caminho que nos conduzirá à vida. Por isso, nós devemos sempre desconfiar das promessas miraculosas, desconfiar das facilidades, desconfiar de um cristianismo sem cruz, sem sacrifício, sem renúncias, sem empenho. Essa não é a porta do Senhor, não é a porta que Jesus nos apresenta!

Fujamos das falsas facilidades deste mundo e nos empenhemos por entrar pela porta da salvação

Quem consegue coisas com facilidade, certamente vive uma vida de enganos e está agindo de modo errado. É assim: nos relacionamentos com as pessoas, na vida profissional e também nas coisas de Deus. Nada cai do Céu num passe de mágica, por assim dizer.

A porta estreita significa que é preciso empenho e sacrifício para conseguir aquilo que é bom, aquilo que é justo, aquilo que é correto.

Santa Teresa dʼÁvila diz que: “É justo que muito custe o que muito vale”. As facilidades são caminhos largos que nos levam à perdição. E não é só uma questão de optar sempre por aquilo que é mais fácil, mas é compreender que a vida eterna, o caminho de Deus, nunca será conquistado sem esforço pessoal.

Por isso, meus irmãos, fujamos das falsas facilidades deste mundo e nos empenhemos por entrar pela porta da salvação, esforcemo-nos, dediquemo-nos para entrar pela porta que Jesus nos indica.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.