15 Jun 2024

É preciso que o seu sim seja sim, e o seu não seja não

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o seu suporte, onde apoiam os seus pés, nem pela grande Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar brancos ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim, sim’, e o vosso ‘não, não’. Tudo o que for além disso, vem do Maligno.” (Mt 5,33-37)

Amados irmãos e irmãs, hoje, eu faço aniversário e completo 42 anos de vida. Quero trazer um testemunho deste “sim, sim” e deste “não, não” que o Padre Jonas pregou, pois ele foi fiel ao projeto de salvação de Deus. Nesse dia do meu aniversário, quero louvar e bendizer a Deus, porque Ele tem me dado, cada dia mais, a convicção dessa decisão para renunciar ao mal e ao pecado.

Hoje, Jesus também nos ensina a sermos verdadeiros conosco diante de Deus. Por que verdadeiros? Porque somente poderei dar o sim a Deus se eu for verdadeiro. De que forma, padre? Verdadeiro na minha forma de perdoar as pessoas, na forma de amar, na forma de acolhê-las. Eu não posso viver uma vida de falsidade na Igreja. Como padre, prego, ensino, mas, quando eu saio, no meio dos meus irmãos de comunidade ou em lugares que frequento, dou falso testemunho daquilo que tenho pregado.

A importância do “Sim, Sim” e “Não, Não” 

Que o meu sim seja sim, e o meu não seja não, porque o que for além disso vem do maligno, ou seja, do demônio. Por isso nós devemos ter seriedade ao abraçar a vida de fé, o cristianismo, os mandamentos da lei de Deus. Se você quer viver de forma coerente, não abra espaço para negociar a sua vida com as coisas do mundo, porque vai escorregar. 

O nosso sim precisa ser  definitivo. Uma vez que eu estou em Deus, preciso caminhar para Ele, preciso viver totalmente para Ele e não olhar mais para trás. Claro que, no nosso caminho, pelos percalços da vida, vamos fraquejar, cair em algum pecado, mas logo levantaremos e iremos ao confessionário para recomeçar. Infelizmente, o que tem acontecido, nos dias de hoje, é que muitos cristãos não estão sustentando a sua decisão.

E por que eles não mantêm o seu sim? Estão fazendo aquilo que é do mundo. Estão retrocedendo, estão voltando para a vida velha. Uma vez que eu não sustento, eu me entrego nas mãos do maligno. É o próprio Jesus que está falando.

Então, meu irmão, minha irmã, tenha a capacidade de, hoje, abraçar firmemente a vontade de Deus e não abra espaço para dialogar com as coisas do mundo, mas para estar dentro da vontade de Deus. “Que seu sim seja sim, e que o seu não seja não. O que vem além disso, provém do maligno.”

Que Deus nos abençoe e nos dê a sua perseverança. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.