31 Oct 2022

Doe amor ao próximo sem esperar nenhuma retribuição

“Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos” (Lucas 14,13-14).

Meu irmão e minha irmã, Nosso Senhor nos convida, através do Evangelho de hoje, a um grande exercício de amor, e o amor em sua essência, o amor que não exige algum tipo de retribuição, algum tipo de recompensa. Deus nos ama assim!

Na nossa humanidade, na nossa fraqueza, infelizmente, amamos ou realizamos algum serviço esperando receber algo em troca. Sejamos sinceros, quantas vezes agimos assim, agimos com a cabeça comercial. Nosso relacionamento, muitas vezes, é comercial, é de troca, é de barganha, mas, Nosso Senhor nos convida, neste Evangelho, a ter um relacionamento espiritual.

Como é esse relacionamento espiritual de amor? O amor que se dá, o amor que se doa sem esperar algo em troca. É esse o caminho que nós cristãos devemos fazer, que a humanidade deveria fazer.

O Senhor disse aqui: “Olha, quando deres uma festa, não convida aqueles que podem depois te retribuir, mas convida os pobres, os aleijados, os coxos, aqueles que não terão como te dar alguma recompensa, porque a sua recompensa virá do Pai, virá do céu, virá do alto”.

O amor não exige algum tipo de retribuição, algum tipo de recompensa

Meus irmãos, somos convidados a este grande exercício de desprendimento, de amar como Cristo nos amou. Qual era o interesse do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo? Unicamente em nos salvar. Por isso, é claro, que nós buscamos amá-Lo e servi-Lo. Mas, quantas vezes nós buscamos servi-Lo e amá-Lo também por interesse!

Devemos amá-Lo simplesmente porque Ele é Deus e porque Ele é o Senhor. Façamos esse exercício, amemos porque Ele já nos deu tudo, Ele não precisa nos dar mais nada, Ele já nos deu tudo, Ele já se deu a nós, Ele deu e dá, Ele oferece a salvação a nós, e isso já basta!

Olhemos para as pessoas que estão ao nosso lado e nos doemos também a elas porque recebemos a Deus, o nosso Deus, Jesus Cristo, de graça; vamos oferecê-Lo também de graça aos nossos.

Vivamos, meus irmãos, a gratuidade de coração como Nosso Senhor. Caminhemos para a maturidade espiritual de nos doar sem querer receber algo em troca.

São Francisco de Assis ensinava e nos ensina: “Quem a tudo renuncia, tudo receberá”. Sejamos desapegados e nos doemos sem qualquer tipo de intenção, mas com a única intenção de agradar a Deus e de amar verdadeiramente o nosso próximo. A retribuição virá do Alto, virá na eternidade.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.