14 Jun 2024

Devemos cortar o pecado pela raiz para viver na graça de Deus

“De fato, é melhor perder um de seus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corte-a e joga-a para longe de ti. De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno.” (Mt 5,27-32)

Amados irmãos e irmãs, hoje, Jesus está sendo um pouco duro conosco, mas é para que não nos percamos. Quando Ele pede para cortar, muitas pessoas levam isso de forma literal, mas Ele não está falando isso, está dizendo para cortar toda a ação de pecado que possa agir em nós.

Por isso o jejum é importante. Ele nos ajuda a refrear todo o desejo carnal que nos leva ao pecado, porém, muitas vezes, as pessoas não fazem mais o jejum. Por quê? Porque pensam que, quando jejuarem, passarão fome, terão dor de cabeça, ficarão doentes. Mas o objetivo do jejum não é esse, mas sim lhe dar a capacidade de cortar em você toda a raiz pecaminosa. É sobre isso que Jesus está falando aqui. Ele se importa, porque sabe que estamos marcados pela fraqueza do pecado original. 

Uma vez que foi apagado pelo batismo, fica em nós a inclinação para o mal que se chama concupiscência da carne. Por isso Jesus está falando: “Corte. É melhor entrar no reino dos céus somente com um membro do que ter os dois e ser jogado no fogo do inferno”.

As pessoas perderam a consciência do inferno. O sacerdote que fala do inferno é criticado. Existem alguns que falam de forma negativa, não estou falando nesse sentido. Precisamos pregar o céu, pregar a vida eterna, pregar a salvação, mas não podemos esquecer que o inferno é uma realidade e existe. Cristo está nos dizendo que se não estivermos numa vida comprometida com Deus, com o Evangelho, de busca de santidade e não nos afastarmos do pecado, ou seja, cortá-lo, isso nos levará para longe de Deus e Ele não quer isso.

Por isso Jesus é enfático em dizer: “Corte”. Mas nós não queremos cortar, não é? Queremos continuar no pecado. “Deus é misericórdia! Eu vou lá e confesso”. Mas, meu irmão, minha irmã, se não tiver arrependimento no seu coração, a confissão não valerá.

A importância de cortar o pecado

Por isso, emenda-se numa vida de santidade, emenda-se numa vida de entrega a Deus, na oração, reze o rosário, reze através da adoração, dos sacramentos, da Eucaristia, porque para cortar toda a ocasião de pecado só uma vida na graça de Deus. Perceba o que Jesus diz: “Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado…” Ele está falando justamente que tudo o que o leva a uma ocasião de pecado é para ser cortado. Mas não cortamos. Sabe por quê? Porque não reza mais, não jejua mais, não se confessa mais, não corta porque não busca mais Jesus na Eucaristia.

E Ele está nos alertando que é preciso uma vida de entrega total a Deus para cortarmos o que é mau, porque o pecado está ao nosso redor 24 horas por dia, como o leão que fala em Paulo, para devorar, para destruir. 

Cristo o está alertando, porque não quer que você vá para o inferno. Ele quer que você vá para o céu, mas se não cortar, de fato, o pecado da sua vida, corre o grande risco de se afastar d’Ele. 

Sabe o que o Catecismo da Igreja Católica ensina acerca do inferno? O inferno é a ausência total de Deus. Este é o maior sofrimento para aqueles que vão para o inferno, a ausência total de Deus, é nunca mais poder estar próximo do Senhor. Que Deus nos livre disso e nos leve para a vida eterna!

 

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.