21 Sep 2020

Deus transforma quem se abre para a Sua graça

“Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9,13).

Mateus, o evangelista que celebramos no dia de hoje, estava sentado na coletoria de impostos, Jesus olhou para ele e disse: “Segue-me”. Muitos religiosos da Sua época contestaram poque Mateus era um pecador público, era um cobrador de impostos, um homem injusto e maldoso, era muito malvisto. Mas Deus não vê as aparências, Ele vê o coração. Ainda que o coração esteja manchado e marcado pelos pecados, Ele vem para libertar, justamente, o nosso coração de todo e qualquer pecado.

Por isso, Deus chama para si, os pecadores, todos aqueles que estão à beira das estradas da vida, todos aqueles que estão marcados pela tragédia do pecado, para dizer que há salvação e libertação.

Há um ditado mal dito no nosso meio que, muitas vezes, assimilamos; escutei alguém dizer: “Pau que nasce torto morre torto”. E não é verdade! Acontece sim de um pau que está torto até se entortar mais, e não tem jeito, mas isso é na natureza física. Porque Aquele que criou a natureza física é Senhor de todas as coisas, é Senhor da nossa natureza humana e Ele pode transformar a natureza humana mais torta, mais desviada, mais extraviada, desde que se abra para a Sua graça, desde que permita que a Sua graça entre na nossa natureza e a mude. Porque, se formos olhar, dessa forma, perdemos a esperança até em nós.

Toda e qualquer pessoa que se abre para a graça de Deus é transformada por ela

Não é verdade, podemos ter certeza de que o coração mais duro, o pecado que parece mais complicado, o vício mais escravizante, o poder de Deus transforma.

Homens e mulheres, ao longo da história, foram transformados pelo poder de Jesus, foram transformados porque fizeram d’Ele o Senhor da sua vida.

Jesus teve misericórdia de mim e a Sua graça me encaminhou e me transforma a cada dia. Por isso, não desmereço de forma alguma, nenhum pecador, nenhuma criatura humana. Todo ser humano tem jeito!

Quando Jesus olha para Mateus, e tira aquele homem da coletoria de impostos para segui-Lo e torna-lo seu discípulo, ele se torna apóstolo, evangelista, homem do Evangelho, se torna um homem transformado pela graça.

Não podemos ceder ao pensamento mundano insistindo que pessoas não têm mais jeito. Eu e você temos jeito, e também toda e qualquer pessoa que se abre para a graça de Deus. A graça de Deus transforma. Por isso, acreditemos e busquemos a nossa transformação e a do mundo.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.