18 Aug 2015

Deus é o verdadeiro tesouro que dá sentido à nossa vida

A maior riqueza é possuir a Deus acima de qualquer coisa. Para entrar no Reino dos Céus, para possuir a vida, é preciso descobrir o grande tesouro, que é Jesus, o tesouro que Deus nos deu.

Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no reino dos Céus” (Mateus 19, 23).

 

As palavras de Jesus, ditas hoje ao nosso coração, podem parecer muito duras e condenatórias, mas, na verdade, não o são. Elas são exortativas, não são uma sentença. O Senhor não nos diz que um rico não entra no céu. Ele entra, sim, mas é mais difícil e exige muito mais, porque, para entrar no céu, a maior riqueza é possuir a Deus acima de qualquer coisa. Para entrar no Reino dos Céus, para possuir a vida, é preciso descobrir o grande tesouro: este tesouro precioso que é Jesus, o tesouro precioso que Deus nos deu.

Contudo, se você tem outras riquezas e é apegado ao que tem ou ao que quer ter, como vai conseguir encontrar este tesouro!? Como vai conseguir se dedicar a ele? Por essa razão, a exortação de Jesus hoje diz respeito a todos nós, sobretudo aos mais ricos que fazem realmente da riqueza um “deus” para sua vida, vivem tão apegados e tão seguros dos bens que têm e não conseguem levar uma vida mais desprendida e dependente de Deus, de esperar e confiar em Deus.

A riqueza faz os corações humanos soberbos, porque dizem: “Eu consegui! Eu adquiri!”. E ali é de um “deus” para outro “deus”, é a pessoa que se acha um deus, adorando, venerando e idolatrando o seu deus, ou seja, a riqueza que adquiriu.

No entanto, para ser rico, para Deus, é preciso não se considerar um deus nem considerar nada um deus para você. Quem é Deus? Deus é Aquele que é absoluto e que absolutiza a nossa vida. Portanto, se você se basta e se acha absoluto para si mesmo, você está se divinizando e se fazendo uma divindade. Se você absolutiza a riqueza, os bens materiais e as coisas que possui e concentra sua vida nelas, estas se tornam para você uma divindade. Isso é uma tremenda idolatria, porque os idólatras não entrarão no Reino dos Céus! E o problema do rico é fazer da riqueza uma verdadeira idolatria.

Trabalhe, busque e lute pelo que você precisa conquistar na vida, mas não se apegue a nada, não endeuse nada nem seja dependente de nada do que possui, porque tudo o que possuímos vamos perder querendo ou não! Ao passo que, quem sabe ter, mas sabe ter o bem maior que é Deus, vive aqui e depois na vida eterna com Deus!

Que Deus hoje nos ensine a buscar o tesouro maior que dá sentido à nossa vida!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.