10 Jun 2022

Deus conhece todas as intenções do seu coração

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: ‘Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração’” (Mateus 5,27-28).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, a Palavra do Senhor, neste Evangelho de hoje, quer nos ajudar a educar as intenções do coração. Que tarefa difícil é educar as intenções do coração, justamente aquelas coisas mais interiores, aquelas coisas mais profundas que escondemos, que só nós sabemos e só Deus sabe.

Muitas vezes, o exterior diz uma coisa, mas o interior vive outra completamente diferente. Então, a Palavra de Deus quer nos educar nas intenções do nosso coração, porque, diante de Deus, o que conta é aquilo que não se vê. Por quê? Porque Deus vê o coração, Deus sabe das nossas intenções, Ele sabe dos nossos sentimentos mais secretos, Ele sabe daquilo que está escondido lá dentro, e só nós temos conhecimento.

Por isso a Deus interessa mais o que está dentro de você, o que está dentro de mim, do meu coração. E, hoje, pela força da Sua Palavra, Ele quer educar essas intenções do nosso coração, por isso a necessidade de reconciliar o externo com o interno, aquilo que nós expressamos com aquilo que está dentro de nós; reconciliar essas duas coisas. É aquele antigo drama do sentir e do consentir.

A Palavra do Senhor, neste Evangelho de hoje, quer nos ajudar a educar as intenções do coração

O primeiro não é o pecado, porque não temos a capacidade de lidar com o que nós sentimos, mas o segundo sim, porque é o consentimento. Quando aplico a minha vontade, quando livremente posso escolher aderir ou não àquele sentimento, por isso esse drama, essa luta, muitas vezes, está dentro de nós.

Ser assaltado por pensamentos e sentimentos não é pecado, mas agora assaltar os outros através de pensamentos e sentimentos, isso sim é pecado. E precisamos corrigir isso em nós, precisamos pedir a graça de Deus. Que a nossa vida não seja realmente vivida nesse ambiente, nesse drama. Por isso essa batalha espiritual que precisamos travar dentro de cada um de nós; a necessidade da vigilância interior, vigiar os nossos sentimentos e pensamentos para que a vontade sempre prevaleça e nós possamos externar aquilo que está dentro de nós, toda a bondade e toda a graça de Deus presente nos nossos corações.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.