25 Jan 2022

Deixe o Evangelho de Cristo transformar a sua vida

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado” (Marcos 16,15-16).

Hoje, a Igreja celebra a conversão de São Paulo. A palavra “conversão” vem do grego “metanoia”, uma mudança de mentalidade, ou seja, ir além da própria ideia de si mesmo, dos outros e até de Deus, ir além. Isso não é só uma questão de racionalidade, não é mudança de mentalidade no sentido de ideias, é questão de todo ser, da pessoa inteira, todo o seu ser deve se voltar para uma nova direção. É por isso que a conversão precisa partir de dentro. É claro que existem obras exteriores da conversão, por exemplo: o abandono de um vício, de um comportamento, de uma atitude, de um estilo de vida.

Quando nós aderimos a Cristo, nós deixamos muitas coisas, muitas coisas exteriores, mas elas precisam vir de um movimento interior, algo precisa acontecer no coração, dentro. Nós deixamos alguma coisa porque nós encontramos o amor de Cristo na nossa vida. Foi assim que aconteceu com São Paulo, Saulo, como era chamado. Ele era como muitos que tinham olhos para ver, mas não viam; ouvidos para ouvir, mas não ouviam. Ele confiava em si mesmo, na sua justiça, era cego, e a única coisa que ele conseguia produzir era morte e perseguição contra os cristãos. Tanto que, no momento do seu encontro com Cristo, ele estava fazendo mais um ato de crueldade contra os cristãos.

Mesmo que seja para um só coração, mas que você anuncie o Evangelho para essa pessoa, e o Evangelho transforme a vida dela

Às vezes, Cristo chega assim na nossa vida, no momento em que nós estamos mergulhados no mais profundo dos nossos erros, dos nossos pecados. Talvez essa Palavra de hoje esteja chegando até o seu coração numa realidade assim, no momento em que você se encontra no chão, na vergonha de um pecado que você cometeu, no arrependimento amargo de ter feito alguma coisa… Cristo chega nesse momento! Eu diria: Cristo chegou na sua vida, Cristo encontrou você hoje!

O que Jesus não havia conseguido durante a sua vida na Terra – eu estava pensando: o jovem rico que não aceitou a proposta de Jesus; Simão, o fariseu; os chefes do povo que não aceitaram a proposta de Jesus –, o que Jesus não conseguiu com essas pessoas, Ele conseguiu, após a Sua Ressurreição, na vida de Paulo. Jesus conseguiu conduzir Paulo à verdadeira fé, Ele conseguiu batizá-lo na verdade; e olha que Jesus fez com que Paulo passasse de perseguidor a apóstolo da Sua Igreja! Foi, na verdade, um batismo no Espírito que Paulo viveu, uma passagem da Lei para a graça, da presunção, da autojustificação para a liberdade do amor.

Por isso o imperativo que nós lemos no início do Evangelho de hoje: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. As pessoas precisam conhecer o amor de Cristo, elas precisam saber o quanto elas são amadas, elas precisam ser libertas das suas prisões, dos seus pecados. Tem muita gente precisando conhecer Deus, tocar no amor d’Ele. Por isso o mandato de Cristo, que Ele faz através da Sua Igreja, é evangelizar os corações.

Talvez o seu mundo seja muito pequeno, seja uma aldeia, uma vila, uma cidade, um bairro, uma casa, uma família, uma pessoa. Não importa a extensão dessa evangelização, importa que você leve Cristo, mesmo que seja para um só coração, mas que você anuncie o Evangelho para essa pessoa e o Evangelho transforme a vida dela como transformou a vida de Paulo, como transformou a minha vida e a sua vida.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.