06 May 2023

Deixe Deus entrar na intimidade do seu coração

“Naquele tempo, Jesus disse: ‘As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim’”. (João 14,10-11)

Veja esta afirmação de Jesus: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim”. A relação de Jesus com o Pai é uma profunda intimidade. Essa palavra (intimidade) é bem conhecida dentro da nossa espiritualidade, mas é importante dizer que essa intimidade, aqui, não é uma fusão nem uma confusão, porque Jesus não desaparece. Quando Ele está unido ao Pai, Ele permanece como Filho.

Jesus não se confunde com o Pai, o amor d’Eles faz com que cada um viva no outro, mas sempre com a sua identidade. As três pessoas da Santíssima Trindade, apesar de estarem intimamente ligadas, estão distintas umas das outras — Pai, Filho e Espírito Santo. E ao falar da intimidade — porque a nossa vida espiritual nos pede sempre e o padre, às vezes, repete muito aqui nas homilias —, intimidade com Jesus, intimidade com o Pai. Existem três níveis de comunhão com Deus, comunhão com as pessoas. E é interessante que essas três palavras, do latim, ajudam-nos a entender isso. Três expressões para a comunhão: intus, interior, intmus.

São três níveis graduais de comunhão. Intus, quer dizer “dentro”; Deus está dentro de todos nós. Depois, um segundo nível “mais dentro”, quer dizer interior, interior que é a palavra em português. E depois, o terceiro nível, que é o intmus que é “o mais dentro”.

Quando você cultivar a sua relação de comunhão com o Pai, deixe Ele entrar na intimidade do seu coração

É interessante que nós precisamos cultivar com Deus a profundidade da intimidade com o Senhor. Jesus é íntimo do Pai, o Seu amor passa através dos afetos, pela compreensão de ser Filho amado — lembre-se da expressão do batismo “Tu és o meu filho amado”. Jesus sente o amor do Pai, compreende o amor do Pai e passa depois pela confiança, até mesmo naquele momento aparente de abandono na cruz, Jesus sabe que Ele é amado pelo Pai.

Então, com isso, o padre quer dizer que nós também somos chamados a esse nível de amor, a esse nível de comunhão, amor de confiança plena; confiar que Deus tem o melhor para nós. Aconteça o que acontecer, estamos debaixo da proteção de Deus e do amor d’Ele.

Quando você cultivar a sua relação de comunhão com o Pai, entre na intimidade, deixe Deus entrar na intimidade do seu coração e você, até mesmo quando não sentir o amor de Deus, sabe que Ele te ama, sabe que Ele está perto de você. Mesmo quando as suas emoções disserem outra coisa, você sabe que Deus te ama.

É a esse nível de intimidade que Jesus quer nos levar, para que eu e você não abandonemos Deus pelo caminho, mas permaneçamos com Ele nos momentos da prova, da dificuldade e também nos momentos de alegria, porque, lá dentro da nossa alma, no nosso intmus, “no mais dentro de nós”, sabemos que Deus nos ama, e nos ama muito.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.