09 Sep 2024

Definhando espiritualmente

“Aconteceu, num dia de sábado, que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé” (Lc 6,6-8).

A continuação do texto você sabe: Jesus curou esse homem em dia de sábado. Mas vamos refletir sobre essa mão seca. Xērós significa “seco” em grego, mas também quer dizer a terra em distinção da água.

Do corpo, se refere àquele membro privado do fluxo de sangue, aquele membro retraído. Nós dizemos definhado, esse é o significado dessa palavra xērós, significa seco. Era este o estado daquele homem na sinagoga. Se, nos dizeres de Jesus, Ele o chama para o meio, era sinal de que aquele homem vivia excluído nos cantos, tendo, coitado, que fazer paz com a sua consciência perturbada, com a ideia de que aquela sua enfermidade era uma espécie de uma punição divina. Porque, recordemos, no Antigo Testamento, a enfermidade era interpretada como um castigo por causa dos pecados.

Então, imagine aquele homem com a sua consciência, tendo que interpretar e entender que aquela mão seca, sua enfermidade era fruto do seu pecado. Já imaginou se Deus nos castigasse, em nossas mãos, por tudo aquilo que, de ruim, nós fazemos com elas? De fato, Deus não nos trata como exigem as nossas faltas.

Membro do corpo de Cristo

Agora, olhando e fazendo uma interpretação eclesial sobre essa passagem, nós podemos ter a ideia do que se passa na vida de um membro do corpo de Cristo, ou seja, cada fiel, cada um de nós que se afasta do Senhor e perde a vitalidade da vida espiritual. Não existe outra sentença, o fiel que se afasta de Cristo seca e morre.

Quem se afasta da seiva da graça de Deus, derramada nos sacramentos ministrados pela Igreja, pouco a pouco, vai se definhando espiritualmente até ficar seco e sem vida.

Por mais simples e pequeno que seja o grupo a que você pertence ou a sua comunidade, nunca se afaste dali, porque é nesse lugar simples, humilde, que Jesus derrama a Sua graça santificante.

Mesmo que esse lugar seja composto por pessoas difíceis de lidar, pessoas que julgam, que murmuram, que não acreditam genuinamente em Deus, apesar de tudo isso, é ali que Deus fará maravilhas na sua vida. Não se afaste da sua comunidade, não se afaste do seu grupo.

Importa ouvir a Palavra de Jesus, levantar-se das possíveis quedas, buscar a graça da reconciliação, voltar para o meio da comunidade e celebrar a presença do Senhor no meio de nós.

Sobre todos os vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.