07 Nov 2022

Dê ao mundo bom o testemunho de sua fé

“Jesus disse a seus discípulos: ‘É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos’” (Lucas 17,1-2)

Meus irmãos, que Palavra dura essa de Nosso Senhor! O Senhor fala aos Seus discípulos, Ele está ali a falar àqueles que estão mais próximos d’Ele. Sinta-se também próximo de Nosso Senhor, sinta-se também um escolhido, um abençoado por Nosso Senhor, mas sinta-se também muito responsável por aquilo que você escuta e que você já sabe de Nosso Senhor.

Que nós nos sintamos responsáveis e que estejamos atentos. O Senhor diz: “Ai daqueles” — é inevitável causar escândalos —, mas ai daqueles que, infelizmente, realizam escândalos e fazem cair os pequeninos.

Meus irmãos, precisamos estar atentos e, mais ainda, vigilantes. Por quê? Porque há alguns pequeninos, humildes, que se espelham em nós, que se espelham em você. Então, por isso nós precisamos dar um bom testemunho para que aqueles que estão a nossa volta, aqueles que estão conosco, também não caiam.

Que o meu caminho seja um caminho para o Céu, para que você também caminhe para o Céu ao ver os meus rastros. Que você faça um caminho para o Céu, para que as pessoas, ao verem você, também possam fazer um caminho para o Céu, seguir os rastros de santidade.

O nosso bom testemunho vai gerar nas pessoas também o desejo de santidade

Os santos nos mostram um caminho de santidade, e, é claro, Nosso Senhor Jesus Cristo (o Santo); trilhemos o caminho que Ele trilhou de testemunho do Pai, de fazer a vontade do Pai, de não causar escândalos na vida de ninguém.

Eu, como sacerdote; você como sacerdote, como leigo, como leiga, como casado, como solteiro, como jovem, criança, idoso… Todos nós que somos de Deus precisamos dar um bom testemunho neste mundo.

O Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 1816, ensina-nos: “O discípulo de Cristo não deve apenas guardar a fé e nela viver, mas também professá-la, testemunhá-la com firmeza e difundi-la: «Todos devem estar prontos a confessar Cristo perante os homens e segui-Lo no caminho de cruz, entre perseguições que nunca faltam à Igreja”.

Muitas vezes, produzimos escândalos, porque nos afastamos de Nosso Senhor. Não provoquemos escândalos, não estejamos longe de Nosso Senhor, estejamos próximos a Ele, e estejamos prontos a professar a fé com firmeza.

A Igreja nunca vai deixar de ser perseguida. “Mas, padre, tudo isso que nós temos vivido,  tudo isso que eu tenho vivido tem me assustado”. Não se assuste! A Igreja sofreu, a Igreja sofre, a Igreja sofrerá. O cristão sofreu, o cristão sofre, o cristão sofrerá, mas em tudo isso vamos dar um bom testemunho para as pessoas que estão a nossa volta.

O bom testemunho vai gerar nas pessoas esperança; o nosso bom testemunho vai gerar nas pessoas também o desejo de santidade. Eis a nossa responsabilidade: dar um bom testemunho. É bom ser de Cristo, é bom ser de Deus! Deixemos rastros de Céu para as pessoas.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.