“Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: ‘Senhor, ensina-nos a rezar’. Como também João ensinou aos seus discípulos, Jesus respondeu: ‘Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Dai-nos, a cada dia, o pão que nós precisamos e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação’. E Jesus acrescentou: ‘Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta três pães porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer. Se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomode! Já tranquei a porta e meus filhos já estão deitados. Não me posso levantar para te dar os pães'” (Lucas 11,1-13).
A força da oração insistente
O Senhor quer nos ensinar com este Evangelho e, através da oração do Pai-Nosso, que tudo o que pedirmos a Deus, com confiança, seremos atendido porque o Pai dos Céus conhece o nosso coração e sabe do que nós precisamos.
No Evangelho, Jesus está ensinando os discípulos sobre a importância da oração. Muitas pessoas se cansam de rezar, de pedir, de ter momentos profundos, íntimos com o nosso Senhor. Mas Ele está nos falando que a oração nos leva à confiança em Deus.
A importância de não desanimar
Este amigo, que vai à noite pedir emprestado e que bate com insistência é o que nós temos que fazer diante de Deus. Bater com insistência, ou seja, orar sem cessar. Mas nós desanimamos muito fácil! Mas quando nós rezamos e nada acontece, desistimos.
A oração como fundamento da fidelidade
Não rezo mais. Faz birra? Não, o Senhor está dizendo para você insistir, porque a oração pode mudar todas as coisas. Quando os discípulos pedem ao Senhor “ensina-nos a orar como João ensinou seus discípulos”, isso mostra que a oração é fundamental na vida de quem quer seguir a Cristo, ou seja, aqui está o ponto central no Evangelho para a nossa vida.
Se nós não tivermos uma vida de oração, não poderemos seguir a Cristo de forma fiel.
Quer ser fiel a nosso Senhor? Reze sempre sem desanimar!
Que o Senhor nos ajude, que o Espírito Santo nos inspire a orar sempre e a orar do jeito de Jesus.
Que o Senhor nos abençoe e que fortaleça a nossa fé em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!