01 Jul 2022

Dê a sua resposta ao chamado do Senhor

Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores” (Mateus 9,12-13).

Querido irmão e querida irmã, neste primeiro dia do mês de julho, contemplamos, no Evangelho, o chamado de Mateus, e Mateus que já se torna um apóstolo do Senhor diante do chamado que Nosso Senhor fez: “Segue-me”.

Mateus levou Jesus a sua casa e ali, é claro, ele estava com os seus amigos. Quem eram os amigos de Mateus? Aqueles que trabalhavam com ele. Quem era Mateus? Era um cobrador de impostos, era alguém mal visto pela sociedade e mal visto pelos homens da sua raça, por aqueles que eram da sua raça. Ele não era bem visto, mas ele foi chamado pelo Senhor, porque o Senhor viu não as suas atitudes, viu o seu coração e viu o potencial em Mateus para ser um evangelizador.

Mateus, então, coloca-se à disposição do Reino e convida os seus irmãos, que são também cobradores de impostos, que são também pecadores, para estar com Jesus. E por isso o questionamento dos fariseus: “Ele come com os pecadores”, e Jesus pôde então dar essa resposta que nós ouvimos: “Não são aqueles que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes”.

O Senhor veio chamar os pecadores para que deixassem de ser pecadores. Responda também ao chamado do Senhor

O Senhor veio para os doentes, o Senhor veio para os pecadores, o Senhor veio para você, o Senhor veio para mim. E Ele veio nos chamar para a santidade, o Senhor veio chamar os pecadores para que deixassem de ser então pecadores, como chamou Mateus. Responda também ao chamado do Senhor!

Você se sente pecador? Você se sente excluído? Deus não exclui você. Jesus Cristo não exclui você, mas Ele o chama. E o chama também para ser um apóstolo da misericórdia, assim como Mateus foi um instrumento nas mãos de Nosso Senhor para levar a misericórdia aos seus amigos.

Quem são seus amigos? Quem são os seus conhecidos? O Senhor veio para você que é pecador, para você que está doente. E na nossa sociedade, conseguimos perceber: todos nós estamos doentes, seja no corpo e principalmente na alma. Que o Senhor possa curar o meu coração, que Ele possa curar o seu coração. Ele veio para os pecadores, Ele veio para você! Tome posse da bênção, da cura, da graça de Deus, e seja também instrumento de cura para os seus.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.