A fé sobrenatural como resposta
Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus (Lucas 9,7-9).
A busca motivada pelo medo
Irmãos e irmãs, vejam essa atitude de Herodes: a simples curiosidade ou observação externa, como a de Herodes, é insuficiente para que reconheçamos Jesus como Deus, como Messias.
Herodes pode significar, neste texto, a condição humana, a nossa condição que, mesmo diante dos sinais e milagres, não consegue penetrar no mistério de Cristo sem a graça que ilumina, a inteligência e a vontade.
A busca de Herodes é motivada por ciúmes e medo, não pela fé, o que o impede de ver Jesus como o Filho de Deus.
A condição necessária para ver Jesus
Então, como era este modo que Herodes queria e desejava ver Jesus? Ele procurava ver Jesus, mas o conhecimento verdadeiro de Deus não se dá apenas pelos sentidos ou pela razão, pelo ver e conhecer, mas pela ação de Deus que eleva a nossa razão e permite a fé sobrenatural.
E a fé sobrenatural é a condição necessária para reconhecer a identidade de Jesus. Então, querer vê-Lo é pouco! Mas devemos querer ver Jesus a partir da fé sobrenatural.
Um convite à verdadeira visão
Será que você já viu Jesus a partir da fé sobrenatural? Uma iniciativa de Deus que nos convida a essa constante união e envolvimento com Ele?
Pensemos essa graça no dia de hoje, e Herodes acaba sendo um exemplo negativo, pois queremos ver Jesus não como Herodes, mas a partir da fé sobrenatural.
Que essa graça aconteça neste dia na sua vida.
Sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!