16 Jun 2024

Cultivemos a semente do Reino de Deus em nós por meio da paciência

“O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo. Mas ele não sabe como isso acontece. A terra por si mesma produz o fruto. Primeiro, aparecem as folhas; depois, vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem as espigas.” (Mc 4,26-34)

Aqui está algo importante, meu irmão, minha irmã, a nossa primeira conversão. O nosso encontro pessoal com Cristo. A palavra de Deus é germinada no nosso coração e vai crescendo dentro de nós. Esse crescimento tem por objetivo produzir os frutos. Só que não é de um dia para o outro, da noite para o dia. 

Assim como no campo em que o homem prepara a terra para receber a semente, todo dia rega, mexe a terra. Porém não vê a semente crescendo, não vê a semente gerando algo novo dentro da terra. Assim acontece dentro de nós.

Nós queremos já ter todo o conhecimento de Deus ao encontrar com Ele. Porém, meus irmãos, nós temos que ter a mesma paciência que o agricultor tem quando planta, quando semeia. A palavra de Deus é também nesta mesma dinâmica. E por isso produzirá o fruto no tempo necessário. 

O que é o mais importante? É o dinamismo do Reino dos Céus, que, quando a semente é plantada em nós, vai gerando disposições interiores para renunciar ao pecado, ao mal, para renunciar à vida velha. Porque, meus irmãos, um fruto novo está para nascer dentro de nós, ou seja, a vida nova que Cristo veio nos trazer.

Cuidar da semente da Palavra em nosso coração

Por isso é tão importante que tenhamos paciência. Se não tiver paciência, como vemos hoje tantas realidades de modificações para que as plantas deem frutos logo, para serem vendidas no mercado mais rápido. Hoje, modifica-se tudo, não se tem mais a graça de esperar.

Assim deve ser a nossa vida, meu irmão. É esperar no Senhor. Esperar para que os bons frutos possam acontecer e, através deles, darmos verdadeiros testemunhos da nossa fé, da nossa intimidade com Deus.

Essa espera gera em nós ansiedade, gera em nós angústia. Mas tudo isso precisa ser tomado pela graça de Deus. Deixar o Senhor fazer crescer em nós os seus frutos, a tua graça, porque a palavra de Deus nos fala em João 15, 5: “Sem mim, nada podeis fazer.” É somente em Deus, somente o Cristo que gerará em nós esta vida nova.

Esta semente que está sendo plantada, se cuidada de forma correta, produzirá muitos frutos de santidade, de vida eterna na sua história. E é isso que o Senhor quer e espera de nós. Produzirmos frutos de santidade e frutos de vida eterna. 

Que hoje, ao ser semeado no seu coração esta palavra, você possa deixá-la florescer no tempo de Deus como nós escutamos no Evangelho. Primeiro as folhas, depois os frutos, depois as espigas. Tudo no tempo de Deus.

E é no tempo de Deus que você chegará à perfeição da vontade d’Ele que nos chama a dar muitos frutos. 

Que Deus te abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.