06 Oct 2022

Cultive a graça da perseverança em seu coração

“Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.” (Lucas 11,9-10)

Meu irmão e minha irmã, como é importante a vida de oração, como é importante nós entrarmos em comunhão com Deus! Mas essa comunhão não se dá de maneira automática, é preciso tempo, é preciso insistir, é preciso buscar sempre estar em contato com o Senhor.

O Senhor contou essa pequena parábola para falar a respeito dessa insistência de alguém que vai até um amigo e pede a ele um pão num horário inoportuno, num horário em que ele importunava, porque havia chegado uma visita em sua casa.

E Jesus diz que este amigo até dá o pão para esse outro amigo, não pela amizade, mas por causa da importunação, por causa do incômodo. E assim o Pai do Céu fará com aqueles que O buscarem.

Meus irmãos, se, no mundo, nós conseguimos conquistar as coisas também pela insistência, pela importunação, com Deus também deve ser assim. É claro que nós não conseguiremos importuná-Lo, Ele não vai se zangar conosco, mas Ele deseja que nós batamos à Sua porta, que nós peçamos a Ele, que nós insistamos com Ele. Não é por causa d’Ele, mas é por causa de nós.

É necessário haver insistência, persistência e perseverança na vida de oração

Quando nós pedimos, procuramos, batemos, a promessa do Senhor é: “Recebereis”, “Encontrarás”, “A porta se abrirá”. Mas é porque é necessário haver insistência, persistência e perseverança na vida de oração.

O benefício de nós pedirmos, procurarmos, batermos, não é de Deus, é nosso. O maior beneficiado sou eu, é você, se você insistir. Por quê? Isso vai me levar, isso vai levar você a caminhar com Ele, a estar com Ele.

O Senhor não deseja que nós peçamos apenas uma vez, que nós batamos apenas uma vez, mas que nós insistamos. Se nós queremos muito, devemos buscar muito, é isso que o Senhor nos ensina.

Então, busquemos muito o Senhor, queiramos muito o Senhor. Ele deseja nos dar os Seus favores, os Seus dons, as Suas graças. Mas é preciso caminhar, é preciso bater, pedir, insistir para que Ele possa nos dar os Seus favores.

Sim, e que Ele nos conceda os Seus favores, as Suas graças. Não somente as graças — é claro — materiais, graças de conforto, disso e daquilo, mas a graça da perseverança e da santidade. Vamos perseverar pedindo essa graça, e que esse benefício que nós recebemos possa ser um benefício também para os nossos.

Peça, insista, busque, viva a Palavra. O Senhor nos dá, há de nos dar os Seus favores se nós formos persistentes, se nós formos perseverantes.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.