11 Jul 2020

Cuidemos bem da nossa vida espiritual

“Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e corpo no inferno!” (Mateus 10,28).

A primeira coisa é que não podemos ser movidos pelo medo, e são muitas as coisas que nos causam medo. A sociedade em que vivemos nos amedronta, são tantos desastres e barbaridades que, realmente, criam um clima de pânico e pavor. Mas só vamos ser movidos pelo medo do mundo em que estamos se a vida para nós for somente a vida corporal e física. E a todo momento temos medo de perder essa vida.

Não só medo dessas coisas desastrosas, mas estamos vivendo em meio a tantas doenças, enfermidades, temeridades e fragilidades, que tudo nos leva a temer. Aqui, o medo se torna o mal maior, porque ele atrai aquilo que tememos, aquilo que estamos trazendo para dentro de nós, por isso não podemos ser movidos por ele. 

Precisamos ser movidos pelo cuidado, que é muito diferente. Cuidarmos da saúde, da segurança; sermos vigilantes, prudentes, determinados, não nos expormos ao perigo, mas vivermos uma vida preventiva, prevenindo-nos do mal, das doenças e enfermidades. Isso sim é nos cuidarmos! O medo não resolve, pelo contrário, ele atrai, alicerça e nos deixa até mais doentes e enfermos. Digo mais: poderíamos viver mais e melhor a vida se ela não fosse movida pelo medo.

Não cuidamos da nossa vida espiritual, e vamos perdendo o elo com o que é divino e sagrado

O medo, além de psicologicamente nos enfraquecer, traz para a nossa psique fantasmas, fantasias, temores e terrores. Então, precisamos, de toda e qualquer forma, expulsar e exorcizar o medo que bate à nossa porta e ao nosso coração. E cuidar para que o medo não nos dirija, para que não vivamos na atenção necessária em meio a tantas tensões do dia a dia.

De Deus nós precisamos ter um profundo amor, e nosso único temor deve ser perder o amor d’Ele. Por Deus nunca perdemos, porque Ele jamais nos abandona, Ele jamais se aparta de nós. No entanto, somos cegos, egoístas e orgulhosos, preocupamo-nos só com a vida material, em viver mais e melhor, só em cuidar para não morrer, e vamos morrendo para Deus sem perceber.

Não cuidamos da nossa vida espiritual, e vamos perdendo o elo com o que é divino e sagrado; e a vida sagrada vai perdendo o gosto e o sabor dentro de nós. Vamos perdendo a comunhão com Deus, a noção do que é pecado, do que é certo e errado, e vamos levando a vida. É com isso que precisamos, na verdade, nos preocupar: em não perder a vida da graça. Quanto à vida aqui, até os últimos cabelos da minha cabeça estão contados, porque tenho um Deus que cuida de mim.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.