“Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9,30-37).
Meus irmãos e minhas irmãs, neste dia de hoje, nesta terça-feira, nós retomamos o Tempo Comum. Retornamos ao Tempo Comum na vida da Igreja. Nós estamos na sétima semana. Fizemos aquela pausa para o período quaresmal e, agora, retornamos até o período do Advento. A cor é o verde. É o tempo da esperança, e Cristo é a nossa esperança, por isso vamos com Ele amadurecer, vamos com Ele renovar as nossas forças.
Jesus já coloca uma pergunta a nós neste retorno do Tempo Comum: O que vocês andam conversando ao longo da caminhada Em outras palavras, o que ocupa os diálogos de vocês enquanto caminham como meus seguidores? Caminho aqui é Hodos, ou seja, a via de Cristo, o seguimento de Cristo. Jesus quer saber se existem estradas paralelas em nossa vida, se existem desvios de finalidades nas nossas partilhas.
Maior é aquele que serve
Os discípulos ficam calados, ou seja, alguma coisa eles estão escondendo e algo causa vergonha e mudez. O assunto deles era quem era o maior, quem era o mega. Certamente, vieram à tona muitas comparações medíocres no coração dos discípulos como quem viu Jesus primeiro, quem ficou mais tempo perto d’Ele, quem tem mais tempo de comunidade, quem ganha as tarefas mais importantes, quem faz mais seguidores, quem arrecada mais ofertas, quem prega melhor, quem tem mais dons extraordinários etc.
É uma lista enorme que está escondida dentro de mim e dentro de você, da qual, muitas vezes, desviamos o nosso olhar de Cristo, e a lição foi bem clara: quem quiser ser o protos, o primeiro no reino dos céus, seja o diakonos. Está aqui na tradução: aquele que serve, que se preocupa primeiro com o bem do outro, aquele que socorre quem está em dificuldade, aquele que alimenta o faminto, que veste o nu, que visita quem está preso etc., esse é o primeiro no reino dos céus; e nós devemos buscar este lugar, porque este lugar nos garante a vida eterna.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!