25 Aug 2013

Cuidado com a porta aberta do mundo que não conduz ao Céu

Jesus vem para nos dizer que esse caminho fácil, essa porta aberta que o mundo tem, não nos conduz ao Reino dos Céus.

Jesus disse: “Fazei todo o esforço possível para entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão” (Lc 13,24).

Veja que a porta que nos dá acesso ao Reino de Deus é muito apertada, mas não impossível de ser atravessada. O que a torna difícil são nossas escolhas, porque sempre preferimos a facilidade, o caminho mais curto, o mais fácil, o mais sem exigências. Para entrar no Reino dos Céus nós precisamos passar pelas exigências que o Evangelho nos faz.

No mundo, é mais fácil passar a perna no outro, enganá-lo, pois aqui prevalece a lei do mais esperto, do que mais pode, daquele que consegue fazer isso ou aquilo sem se importar com os critérios.

Renegam-se os critérios éticos e morais; o que se leva em consideração é conseguir o que se quer sem se importar com os meios usados para conseguir chegar aos objetivos.

Muitas vezes, a deslealdade, a falsidade, a mentira, a hipocrisia, a vida dupla são vividas com muita facilidade e aceitas com cordialidade pelo mundo. Mas Jesus vem para nos dizer que esse caminho fácil, essa porta aberta que o mundo tem, não nos conduz ao Reino dos Céus.

Esse caminho que o mundo nos aponta pode parecer muito bonito, muito decorado e mais esplêndido, talvez seja por isso que a grande maioria das pessoas preferem andar por elas. No entanto, não podemos ser movidos pela maioria nem por pesquisas, mas pelos critérios evangélicos, os quais nos levam a querer renunciar, a viver uma vida digna e honesta, a ter princípios, a acreditar na pureza, a seguir a radicalidade evangélica onde precisamos ser radicais.

Que o Senhor, hoje, nos ensine a encontrar o caminho da salvação. Que nós, muitas vezes perdidos ao longo do caminho e ao longo da estrada, aprendamos com o Senhor que o caminho da salvação é o mais apertado, pois este nos garante a vida eterna.

Deus abençoe você.

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.