14 Nov 2022

Cristo vai ao encontro da sua pequenez e te resgata

“’Que queres que eu faça por ti?’” O cego respondeu: ‘Senhor, eu quero enxergar de novo’. Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou’” (Lucas 18,41-42).

Meus irmãos, nessa passagem conhecidíssima do cego de Jericó, em que o Senhor foi ao encontro dele, o Senhor foi àquela cidade baixa, Jericó — cidade alta, Jerusalém —, a eternidade, o Céu, a busca pelas coisas no Alto. Jericó, a cidade baixa, que lembra o pecado, lembra os males.

Jesus foi até lá, até o pecador, até aquele cego que ouviu falar que Ele estava por ali. E, aquele cego, embora cego dos olhos, enxergava com o coração. Por isso, clamou por Jesus: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”.

Meus irmãos, o quanto nós precisamos curar a cegueira do nosso coração e clamar pelo nosso Deus, clamar por Nosso Senhor. E aquele cego recebeu a graça de estar com o Senhor e fez o pedido correto. Primeiro, ele pediu piedade, pediu misericórdia, o Senhor foi até ele e disse: “O que você deseja? O que você quer?” Depois, ele fez o pedido de enxergar.

É assim que nós devemos nos colocar na presença de Deus: primeiro, pedir perdão, reconhecer que nós somos pecadores. Depois, podemos fazer o nosso pedido a Deus. E aquele homem pediu para enxergar de novo.

Um detalhe que, às vezes, passa despercebido, ou seja, se ele pediu para enxergar de novo é sinal que ele já enxergava. Não sabemos quais foram os motivos que o cegaram, que fizeram com que ele ficasse cego, mas fato é que ele ouviu falar do Senhor, pediu piedade e pediu para enxergar novamente.

A partir do encontro com Cristo, podemos vê-Lo e podemos também ver o nosso irmão

Ele não podia mais mendigar, ele não aguentava mais mendigar. Sim, meus irmãos, sem a luz do Senhor nós mendigamos, sem a luz d’Ele ficamos à beira do caminho, como aquele cego estava. Mas, a partir do encontro com Cristo, nós enxergamos, a partir do encontro com Ele, podemos vê-Lo e podemos também ver o nosso irmão.

A cura da cegueira daquele homem o fez enxergar a Deus e também os irmãos. Ele saiu da condição de pobreza, de indignidade e até de maldição. Ele era mal visto e, agora, bem visto pelo Senhor, passou a enxergar e passou a seguir Nosso Senhor. Aquele homem enxergou de novo.

Quais são os males que nos impedem de enxergar o Senhor? Peçamos a Ele: “Senhor, que eu enxergue de novo. Senhor, que meu coração arda novamente em estar na Tua presença. Lembra como era antes? Senhor, que eu reze como rezava antes, que eu reze melhor, que eu reze com mais fé, que eu faça mais o bem ao meu irmão, ao meu próximo, porque eu não estava fazendo”.

Tudo isso ocorre a partir do encontro com Nosso Senhor. Pode ter certeza: Ele vai ao seu encontro, ao encontro da sua pequenez, ao encontro do seu pecado e te resgatar. Mas diga a Nosso Senhor o que você realmente precisa. Precisa pedir perdão e precisa sim de uma graça, enxergar de novo, ouvir de novo, estender as mãos para o outro de novo para ajudar.

Que o Senhor cure a nossa cegueira, a cegueira do nosso coração, para que possamos enxergá-Lo e servi-Lo no nosso irmão, no nosso próximo.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.