31 Dec 2016

Cristo ilumina nossas trevas

Permitamos que as trevas do nosso coração sejam iluminadas pela luz, que é Jesus

E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la” (João 1,5).

Celebramos a luz, que é Jesus. O mundo envolto em trevas, e a escuridão não sabia para onde caminhar, por isso encheu-se de ilusões, guerras, doenças, pânico, ódio, egoísmo e tantos sentimentos e atitudes que não condizem com a vida na luz.

O mais importante é que a luz se manifestou, veio brilhar, e as trevas não foram capazes de vencê-la, porque a luz de Deus é maior do que qualquer treva deste mundo! Precisamos nos deixar iluminar pela luz divina.

Quando olhamos para o nosso pobre coração, percebemos muitas coisas obscuras dentro de nós: coisas negativas, pecados, fraquezas, limites, situações não vencidas, traumas que carregamos, sentimentos que não conseguimos vencer; isso traz escuridão para o nosso interior.

Não fiquemos nas trevas, no negativo, na derrota, na escuridão. Permitamos que as trevas do nosso coração sejam iluminadas pela luz, que é Jesus, mas não é luz no sentido figurativo. É até bonito dizer: “Jesus, é a luz do mundo!”, mas o mundo que precisa ser iluminado, em primeiro lugar, é o coração de cada um de nós. As trevas não estão somente lá fora, elas entraram no nosso interior e precisamos que a luz de Cristo venha iluminar aquilo que está apagado dentro de nós.

Às vezes, não conseguimos mais amar, perdemos a força de amar. Amávamos tanto, nosso amor era tão bonito, era até romântico, mas por que será que se apagou?

É como luzes que se apagam, mas quando a luz se apaga, porque queimou, pode trocar; quando a luz se apaga, porque está desligada, pode se ligar.

Quando as coisas dentro de nós se apagam, quando perdem o fervor, é Deus quem ilumina e acende o que está apagado. E se aquilo que estava dentro de nós não servia para mais nada, a luz de Deus traz luz nova, graça nova e direção nova para a nossa vida!

Hoje, vamos começar, nesta noite, um novo ano, um novo tempo. Não permita que seja somente mais um ano que chega, mas que seja um ano com luzes novas, com nova direção. Não podemos começar melhor o ano do que com a direção de Cristo, que traz luz nova para os nossos caminhos.

Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.