13 Nov 2022

Continue a perseverar mesmo diante das dificuldades

“Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (Lucas 21,17-19)

Meus irmãos, hoje é domingo, é dia do Senhor! Dia de participarmos da Santa Missa, de estarmos em comunhão com Deus e, consequentemente, comunhão também com os irmãos.

Nestes últimos domingos, a Liturgia nos apresenta o fim dos tempos, Jesus que fala do fim dos tempos, as Leituras falam a respeito da vinda gloriosa de Nosso Senhor. E, no Evangelho de hoje, algumas pessoas sinalizam para Nosso Senhor a respeito do templo — o templo de Jerusalém — feito de belas pedras, bem ornamentado.

E Jesus disse que não ficaria pedra sobre pedra, tudo seria destruído. Que tristeza, não é!? Mas Jesus estava chamando aquele povo e chamando-nos a olhar além da aparência, além daquilo que é belo, a uma leitura mais profunda. Nosso Senhor estava chamando a não ter uma fé superficial, emotiva por aquilo que se vê, mas algo mais profundo.

E depois, então, ainda disseram a Nosso Senhor: “Mas quando vai acontecer tudo isso? Quando o templo vai ser destruído? Quando essas coisas vão acontecer?” E Jesus começou a ensiná-los que viriam tempos difíceis.

Tempos, onde haveriam guerras, revoluções; tempos difíceis — sinais do céu, pestes, terremotos; seriam presos os Seus discípulos (aqueles que pertenciam a Ele), seriam perseguidos, seriam levados aos tribunais, seriam odiados. Até mesmo parentes, pessoas próximas os entregariam, mas Nosso Senhor finalizou: “Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.

Passaremos por perseguições, tribulações, pela pobreza para chegar até o Céu, mas precisamos perseverar

Meus irmãos, Nosso Senhor está nos chamando, aqui, a não nos apavorarmos por conta dos tempos difíceis, não nos apavorarmos por causa das perseguições, por causa das dificuldades, mas perseverarmos.

O segredo para chegarmos à eternidade é a perseverança; perseverança na Palavra, perseverança na oração, perseverança na caridade.

Os tempos difíceis, meus irmãos, não é de hoje que nós vivemos, tantos outros Santos já passaram por tempos difíceis, foram perseguidos, foram mortos, foram mártires, mas, mesmo assim, a Igreja subsistiu, a Igreja permaneceu, porque a sua fé está em Deus, está em Nosso Senhor. E nós iremos passar sim por dificuldades.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina no número 853: “Com efeito, assim como foi na pobreza e na perseguição que Cristo realizou a redenção, assim também a Igreja”.

Meus irmãos, também passaremos por perseguições, por tribulações, pela pobreza para chegar até o Céu, mas precisamos perseverar, precisamos olhar além da aparência e além das dificuldades. E a Doutora da Igreja, Santa Catarina de Sena, também nos ensina: “Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande”.

As perseguições, as prisões, as pestes, os sofrimentos, tudo isso é pequeno se nós permanecermos em Cristo, porque a recompensa é grande, é o Céu. Que o Senhor nos ajude a perseverar diante de tantas tribulações e dificuldades.

Permaneçamos firmes no Senhor, na Sua Palavra, na oração e na caridade com o próximo. É permanecendo firmes que iremos ganhar a vida eterna.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.