01 Dec 2020

Contemplemos o Reino dos Céus entre nós

“Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir” (Lucas 10,23-24).

Somos uma geração feliz, bem-aventurada e abençoada, porque os nossos olhos podem contemplar o Reino de Deus presente no meio de nós. Os nossos olhos podem ver o Senhor presente e agindo entre nós, os nossos ouvidos podem ouvir, e podemos testemunhar a graça de Deus que está no meio de nós.

Os profetas desejaram isso, os patriarcas ansiaram por esse dia, agora a nós foi dada essa graça, por isso só podemos agradecer ao Senhor, só podemos, assim como Jesus, louvar, bendizer, glorificar e adorar o nosso Pai, porque nos deu a graça de saborearmos o Reino de Deus presente no meio de nós.

Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade e não podemos nos comportar como muitos se comportaram na época de Jesus, porque muitos foram indiferentes, fizeram pouco-caso, não reconheceram, muitos ficaram fechados no seu mundo, no seu conhecimento, na sua religiosidade, na sua própria sabedoria, e não se abriram para a graça do Reino dos Céus.

Quanto maior for a nossa humildade, mais nos aproximamos do Reino dos Céus

Por isso que o Reino dos Céus é revelado aos pequeninos, aos pequenos que estão no meio de nós. Quando pegamos uma criança nos braços, vemos em cada uma delas manifestar o Reino de Deus, mas a nossa alma precisa ser como a de uma criança, precisamos ser pequenos, e Jesus ainda diz: pequeninos. Ou seja, uma alma que seja humilde, um coração que seja simples.

Quanto maior for a nossa humildade, mais nos aproximamos do Reino dos Céus. Quanto maior for o nosso orgulho e a nossa soberba, mais nos distanciamos de Deus, mais não tocamos na graça e assim não podemos ver, contemplar nem ouvir o Reino de Deus que está entre nós.

Quantas vezes não conseguimos ouvir Deus, quantos no meio de nós não escutam a graça e a Palavra de Deus revelada a nós. O mundo fechado no seu egoísmo, nas suas escolhas soberbas, não pode contemplar o Reino que está presente no meio de nós.

Neste tempo de graça que se chama Advento, é o Senhor que vem ao nosso encontro. Que tenhamos simplicidade e humildade de coração para acolher a Sua chegada no meio de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.