“Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (João 6,53-56).
Jesus Cristo está verdadeiramente presente na Eucaristia. O pão que não é mais pão, mas é a Sua carne, está presente no vinho que não é mais vinho, é o sangue de Jesus. Assim, Deus por inteiro se faz alimento a cada um de nós, e nos é garantia de vida eterna!
Celebramos, neste dia, meus irmãos, o grandioso mistério do amor de Deus, que, sendo grande, se faz tão pequeno na Eucaristia para estar conosco, para nos alimentar, para saciar a nossa sede e a nossa fome de eternidade.
Uma das principais intenções desta Solenidade, que nós celebramos no dia de hoje, é justamente fazer crescer em nosso coração a fé e o amor à devoção a Jesus presente na Eucaristia.
A fé na presença real de Cristo, na Sagrada Eucaristia, levou a devoção a Jesus sacramentado também para fora da missa. Diante da necessidade de se conservar as sagradas espécies para se poder ministrar a comunhão aos doentes, a fé, o amor e a devoção aos fiéis, levaram a tratar a Eucaristia com a máxima reverência, e lhe rendeu um culto próprio de adoração.
Jesus está conosco na Eucaristia, Ele é o nosso eterno companheiro
Esse amor à Eucaristia, demonstrada através da bênção do Santíssimo, das orações feitas ali diante do Santíssimo, do Sacramento, essas orações, esses gestos que nós fazemos diante do Santíssimo, quando nós reverenciamos a presença de Jesus no Sacrário, demonstram esse nosso grande amor por Ele que se faz pequeno para nos alimentar.
E entre esses gestos de amor e de adoração está a Solenidade de hoje. A procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas deseja manifestar publicamente o quanto nós amamos Jesus. É Jesus oculto aos nossos sentidos, mas não oculto à nossa fé que passa em nosso meio.
São Tomás de Aquino, em um dos seus hinos a Jesus presente na Eucaristia, conduz-nos a adorar Jesus escondido. Ele vai dizer: “Adoro-Vos com devoção, Deus escondido que sob estas aparências estás presente. A Vós se submete meu coração por inteiro, e ao contemplar-Vos se rende totalmente”.
Por isso, hoje é um dia de ação de graças, é um dia de alegria, é um dia de louvor a Jesus que quis ficar conosco, quis ser nosso companheiro nesta jornada. Jesus está conosco na Eucaristia, Ele é o nosso eterno companheiro, é esse doce hóspede, doce amigo de nossas almas.
Por isso, nesse dia, assim como em todos os outros, busquemos a companhia de Jesus. Vamos até Ele na Eucaristia e rendamos a Ele a mais perfeita adoração.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!