11 May 2022

Contemple em Jesus o rosto do Pai

“Naquele tempo, Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12,45-46).

Meus irmãos e irmãs, “Jesus exclama em alta voz”; uma outra tradução diz que “Jesus gritou em alta voz”. O que Jesus grita, o que Ele exclama, certamente, é porque Ele queria que essa verdade ficasse marcada, ficasse gravada dentro de nós: “Quem crê em mim, crê no Pai. Quem me vê, vê o Pai. Eu sou a luz, ninguém deve ficar nas trevas”.

Essa é a verdade que Jesus quer imprimir no meu e no seu coração, essa comunhão de amor. Porque a vida de Jesus é, justamente, para revelar o Pai, o rosto do Pai. Jesus se manifestou justamente para fazer conhecido o rosto do Pai, para nos dar essa possibilidade de enxergar o Pai do Céu na Sua totalidade, na plenitude do Seu ser. E Jesus revela o Pai, revela quem Ele é, o que Ele faz e o Seu rosto, a Sua feição.

Agora, Jesus termina essa afirmação que Ele faz em alta voz, dizendo: “Essa é a luz do mundo”, ou seja, essa é a verdade sobre o Pai, o conhecimento do Pai, de quem Ele é, das suas obras. Essa é a luz do mundo, é isso que ilumina as trevas do nosso coração. E essa luz expulsa todas as trevas, todos os tipos de trevas, e a maior treva que pode existir é não nos enxergar como filhos. Essa é a pior treva que pode existir na minha vida e na sua vida: não nos enxergarmos realmente como filhos de Deus, como somos.

Jesus se manifestou, justamente, para nos dar essa possibilidade de enxergar o Pai do Céu na Sua totalidade

Então, a possibilidade que Jesus nos dá com a Sua encarnação, com a Sua vida é de, ao olharmos para o Filho, vermos o Pai; e ao enxergar o Pai, ao contemplar o rosto do Pai, enxergarmo-nos como filhos.

Veja, é um movimento de consequência, é um movimento de revelação e de autorrevelação. A possibilidade que Jesus está nos dando é de estarmos perto do coração d’Ele, é de conhecermos a sua verdade, a sua essência, porque, ao conhecê-Lo, conhecemos o Pai. E ao conhecer o Pai, nós realmente sabemos quem somos.

Por isso, retorno ao começo. Jesus exclamou em alta voz, para que eu e você possamos ouvir, de fato, a força dessa verdade: “Quem crê em mim, é no Pai que crê. Quem me vê, vê o Pai. Eu vim para manifestar essa luz”. Essa luz que expulsa do nosso coração as trevas do erro, as trevas do medo e do engano. Jesus é a revelação plena do Pai!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.