03 May 2023

Contemple, em Jesus, o rosto de Deus Pai

“Naquele tempo, Jesus disse: ‘Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes’. Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’ Jesus respondeu: ‘Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim?’” (João 14,7-10).

Essa é a Palavra do Senhor neste dia em que a Igreja celebra a Festa dois apóstolos: São Filipe e São Tiago. Esse texto foi nos apresentado porque o autor sagrado, a comunidade cristã, experimentou muitos questionamentos e muitas realidades. Digo para você, como é bom o autor sagrado não responder às perguntas que foram feitas pelos apóstolos a Jesus. Porque, certamente, nos nossos corações muitas dessas perguntas também estão presentes. E que bom que nós podemos ter esses porta-vozes que nos ajudam a tocar no mistério de Jesus!

Quando nós lemos, por exemplo, essa pergunta que fez São Filipe, a razão em Filipe dizer: “Mostra-nos o Pai”, porque é uma coisa maravilhosa. Que pedido estupendo Filipe fez, ver o rosto de Deus.

Ver Deus é a maior de todas as bem-aventuranças, então, era uma coisa muito boa, tinha razão para Filipe fazer esse pedido, de colocar essa pergunta para Jesus. Mas há mais razão Jesus: “Quem me vê, vê o Pai”, e Ele diz: “Já faz tanto tempo que eu estou no meio de vós”.

Contemplemos o rosto do Pai estampado em Cristo, contemplemos Deus em todas as realidades criadas

Atenção, isso fez-me lembrar uma canção muito antiga, intitulada “Obrigado, Senhor”. Essa canção diz assim: “Obrigado, Senhor, porque és meu amigo, porque sempre comigo Tu estás a falar. Escondido Tu estás no verde das florestas, nas aves em festa e no sol a brilhar”. Essa música nos remete a descobrirmos a presença de Deus em todas as realidades.

Aqui, digo para vocês, não é cair naquela visão panteísta, por favor. Porque uma árvore não é Deus. Deus é quem morreu no tronco de uma árvore por amor a mim e a você, não é uma visão panteísta. Mas existem os traços de Deus na sua criação, existe a presença de Deus na sua criação. Por que estou dizendo isso? Porque, ao contemplarmos Jesus, vemos n’Ele as feições do Pai, o amor do Pai, as ações do Pai, o jeito de ser do Pai e o seu coração. Tudo isso nos foi revelado em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

E foi isso que Jesus justamente queria demonstrar para Filipe e os demais apóstolos, e demonstrar a cada um de nós: “Vimos o rosto do Pai, vimos o rosto do Pai estampado em Jesus Cristo, o Senhor”.

E nós podemos também ver os traços de Deus na obra da criação. Podemos contemplar a obra da criação e nos recordar: como Deus é bom, Ele fez tudo isso para nós, pensando em nós, por amor a cada um de nós. Então, hoje, contemplemos o rosto de Cristo, contemplemos o rosto do Pai estampado n’Ele, contemplemos Deus em todas as realidades criadas e bendigamos ao Senhor por toda essa bondade manifestada a cada um de nós.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.