29 Apr 2023

Confie plenamente na Palavra do Senhor

“‘O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem’. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: ‘É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai’. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: ‘Vós também vos quereis ir embora?’ Simão Pedro respondeu: ‘A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna’” (João 6,63-68).

No Evangelho de ontem, Jesus pronunciou umas palavras que escandalizaram os ouvintes: “Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. Porque a Minha carne é verdadeiro alimento e o Meu sangue verdadeira bebida” (cf. João 6,54-55).

O Evangelho que nós lemos hoje fala-nos justamente da reação dos discípulos que seguiam Jesus diante dessa Palavra. Muitos discípulos de Jesus escandalizaram-se, questionando como poderiam comer a carne e beber o sangue de um homem. E, consequentemente, muitos deixaram de seguir, abandonaram o caminho, o chamado de acompanhar o Mestre. Deixaram de seguir porque seguir Jesus é exigente, exige confiança em Sua Palavra.

A vida cristã só se torna um verdadeiro seguimento se confiar em Deus, pois — “Ninguém pode vir a Mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”—, vai dizer o Evangelho hoje.

Seguir Jesus é exigente, exige confiança em Sua Palavra

A nossa adesão à Palavra divina precisa ser integral. Para muitos, a mensagem cristã é um escândalo porque nem sempre aceitamos romper com os nossos esquemas pessoais. Criamos esquemas pessoais, e quando nos deparamos com a Palavra exigente de Jesus, nós a abandonamos, não queremos a seguir, achamos dura demais a Sua Palavra, colocamos as nossas ideias e vontades acima da nossa confiança e adesão à Palavra de Deus.

A Palavra nos diz que, diante dessa exigência, muitos voltaram atrás. Quem se escandaliza com a proposta de Jesus mostra que não entendeu e, portanto, terá dificuldade de ir até o fim.

Jesus voltou-se para os Doze discípulos e perguntou a eles: “Vós também quereis ir embora?”. Jesus pergunta isso diretamente aos Seus apóstolos para ver se eles realmente estavam dispostos a segui-Lo, ainda que as Suas palavras fossem duras e difíceis. Mesmo com todas as exigências, Simão Pedro, tomando a iniciativa pelos demais, responde: “A quem iremos, Senhor? A quem nós iremos, o que podemos fazer a não ser segui-Lo”. Essa deve ser também, meus queridos, a nossa reação diante das palavras que, às vezes, são difíceis e duras: “Senhor a quem nós iremos? Só tu tens palavras de vida eterna”.

Que, neste dia, possamos pedir a graça de ir até o fim, de confiar na Palavra do Senhor e não desistir no meio do caminho!

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.