31 Jan 2023

Confie no cuidado constante de Deus

“Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: ‘Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!’ Jesus então o acompanhou” (Marcos 5,22-24).

Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, existem muitas formas de chegarmos até Jesus; pode ser até mesmo a curiosidade — “Vou lá ver como que é” —, pode ser através de um amigo, de um familiar ou até mesmo por meio de uma experiência de amor. Em um encontro de oração que nós fazemos, podemos experimentar a proximidade e  chegar até Jesus.

Vale lembrar que essa aproximação pode ser também através da experiência dura do sofrimento. Quantas pessoas reencontram Deus, quantas pessoas reencontram o caminho do Senhor, após uma experiência de sofrimento e de dor. São inúmeras pessoas que passam por um momento de tribulação e, ali, no meio daquela dor, daquele abandono, experimentam o cuidado de Deus, experimentam uma mão poderosa protegendo, as defendendo e se voltam para Deus.

Os caminhos do Senhor e a forma de Deus chegar ao coração humano são infinitas, não podemos conhecê-las. No caso de hoje, é um pai que pede pela filha doente. Inúmeras vezes, presenciei isso! Quantos pais e quantas mães vieram pedir pelos seus filhos. A caminho da gravação da Homilia, encontrei uma mãe que pedia pela filha em depressão, presa já há dias dentro de um quarto, fechada dentro de um quarto sofrendo.

São inúmeras pessoas que passam por um momento de tribulação e, no meio daquele abandono, experimentam o cuidado de Deus

Esse pai viu o sofrimento da sua filha; pais e mães desesperados que vão procurar alívio para o sofrimento de um filho ou de uma filha. Isso é real, isso acontece! Ele era Jairo, um chefe da sinagoga. Olha que interessante, as contradições da vida, os sofrimentos não poupam os homens e as mulheres de Deus. Jairo era um homem de Deus, poderíamos dizer com os termos de hoje, que era um homem de igreja, era uma pessoa que acreditava e que vivia a sua fé.

A nossa vida com Deus não nos blinda de passar por situações de enfermidade, por enfrentar algum problema na nossa família, a enfermidade do nosso parente. Isso vale muito para nós, porque podemos nesses momentos nos perguntar — “Mas eu que rezo tanto, que sou de Deus, que busco tanto a Deus, como que isso foi acontecer comigo?”. É um mistério!

A resposta de Jesus não é apenas fazer o milagre, curar aquela menina, mas Jesus vai encontrar aquela menina, porque ela precisava ver Jesus.

Para qualquer enfermidade, Jesus é o remédio que não pode não ser buscado; Jesus precisa ser buscado e Ele não pode ser a última opção — quando tudo já não tem jeito, quando já fui aos médicos, quando já fiz o que podia, agora eu vou para Jesus. Não! Jesus precisa ser a primeira opção. Porque, em Jesus, mesmo que a cura não venha, nós encontraremos força para enfrentar aquela situação.

O pai precisava estar com Jesus, o pai precisava experimentar o cuidado de Jesus, a atenção de Jesus, saber que tinha Jesus com ele. Quando Jesus chega àquela casa, fica a sós com a família, porque eles também precisavam estar com Jesus.

Então, mais importante do que tocar no milagre e na cura, era experimentar a presença de Jesus. Peça a Ele que entre hoje na sua vida e na sua história. E que, naquilo que você está vivendo, Ele esteja com vocês, segurando a mão de vocês, enfrentando essa situação, vivendo a dor e o sofrimento que vocês estão passando, mas sintam a presença e o consolo de Jesus.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.