21 Feb 2021

Conduzidos pelo Espírito de Deus, venceremos as tentações mundanas

“O Espírito levou Jesus para o deserto. E ele ficou no deserto durante quarenta dias, e aí foi tentado por Satanás” (Marcos 1,12-13).

A observância quaresmal que todos nós estamos vivendo, neste tempo de graça, é, com certeza, para termos comunhão com a vivência quaresmal do Mestre Jesus. Conduzido pelo Espírito, Ele foi levado para o deserto. Precisamos também ser conduzidos pelo Espírito para o nosso deserto interior.

Muitas vezes, temos medo do deserto, mas esse é um lugar da purificação, lugar da renovação, lugar para entrarmos em comunhão com Deus e com as nossas realidades profundas, muitas vezes, desconhecidas por nós.

Deserto é o lugar do encontro, é o lugar de nos encontrarmos com as nossas realidades mais profundas, e por isso o deserto é o lugar da tentação, onde vamos entrar para o nosso interior e perceber quantos sentimentos e pensamentos acumulamos dentro de nós. Pensamentos tentadores e devaneios mentais. Quantos sentimentos guardados, sentimentos negativos, quantos rancores, quantas mágoas, quantas maldades ficaram sucumbidas dentro de nós!

Precisamos também ser conduzidos pelo Espírito para o nosso deserto interior

O deserto como o lugar da tentação é, acima de tudo, o lugar da purificação, porque, muitas vezes, olhamos a tentação como se fosse a perdição. Não! A tentação é o momento da fortificação da alma e do espírito, a tentação é o momento de repelir o mal que está dentro e ao redor de nós.

Precisamos resistir à tentação, e o modo de resistir a ela é sermos fortalecidos pelo Espírito e pela graça de Deus. Jesus venceu as tentações conduzido pelo Espírito de Deus; agora, é difícil – ou até digo impossível – alguém vencer as tentações deste mundo sendo conduzido pelo espírito mundano, sendo levado pelo espírito da mundanidade que está presente em nós, nos nossos pensamentos e sentimentos. Enquanto tivermos essa mentalidade de pensar como o mundo, de agir como ele, vamos só sucumbir nas tentações e nos conformar com elas em nossa vida.

A mentalidade mundana do egoísmo, do individualismo; a mentalidade mundana do prazer pelo prazer; a mentalidade mundana do consumismo e da vaidade; a mentalidade mundana da ganância; a mentalidade mundana que nos leva a colocar o “deus dinheiro”, o “deus prazer” e o “deus poder” acima do Deus único e verdadeiro, que é Aquele que nos criou.

Precisamos ir para o deserto, a fim de nos purificarmos dessa mentalidade que nos faz sucumbir neste tempo que estamos vivendo, porque uma vez Jesus fortalecido no Espírito, Ele saiu para pregar, saiu para anunciar que o Reino de Deus estava próximo, e precisamos nos converter a Ele. Que, ao vencermos as tentações com a graça e o poder do Espírito Santo, possamos nos converter, a cada dia, para o Evangelho de Jesus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.