12 Nov 2022

Comprometa-se a viver corretamente o Evangelho

“Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” (Lucas 18,8)

Meus irmãos, o Evangelho de hoje trata daquela viúva que insistiu com um juiz. Jesus contou esta parábola para dizer aos Seus da necessidade de rezar sempre sem nunca desistir. Ele contou a parábola da viúva que queria muito que o juiz lhe fizesse justiça. E aquele juiz não temia a Deus, não acreditava em Deus, mas ele já estava vendo a hora em que aquela viúva iria até agredi-lo. Diante de tanta insistência da parte dela, aquele juiz resolveu então fazer justiça àquela mulher por causa da sua insistência, por causa da sua impertinência.

Meus irmãos, como cristão que somos, precisamos também ser insistentes na nossa vida de oração, na busca pela comunhão com Deus, na busca por viver aquilo que é correto, aquilo que é certo. Não podemos viver mais ou menos o Evangelho, não podemos viver mais ou menos o bem. Ou nós vivemos o bem ou nós não vivemos o bem; ou vivemos o Evangelho ou não vivemos o Evangelho.

Não posso moldar o Evangelho à minha razão, ao meu jeito, mas sou eu que devo me adaptar ao Evangelho, é você que deve se adaptar ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não podemos viver mais ou menos o Evangelho, não podemos viver mais ou menos o bem

Aquela mulher foi insistente e recebeu a graça daquele juiz, e Jesus continuou dizendo: “Será que Deus, que é Pai, não vai fazer justiça para os seus filhos, que dia e noite clamam por Ele?”. Sim! Ele fará justiça, Ele vai atender bem depressa — diz a Palavra — os seus filhos. Mas Jesus concluiu dizendo: “Mas será que quando o Filho do Homem vier, Ele vai encontrar fé sobre a terra?”.

Jesus deu o exemplo dessa viúva que insistiu e alcançou a graça de que ela necessitava, a justiça que ela necessitava. Jesus nos dá o exemplo de que nós devemos ser assim então: insistentes e perseverantes. Mas será que quando Ele voltar, vai nos encontrar vigilantes? Será que quando Ele voltar, vai nos encontrar insistentes em viver a Sua Palavra, em viver a Sua santidade?

Bom, a pergunta deve suscitar uma resposta. A sua resposta, qual é? A minha resposta, qual é? Senhor, que, quando voltar, o Senhor me encontre vivendo a fé. Que o Senhor, quando voltar, encontre fé sobre a terra, porque eu quero me comprometer a viver o Evangelho, a fazer o bem ao meu próximo.

Meus irmãos, rezemos sempre, e ao rezarmos, produzamos frutos. Quando o Senhor voltar, que Ele nos encontre vivendo a fé; quando Ele voltar, que nos encontre dando muitos frutos, amando o nosso próximo, perdoando aqueles que nos ofenderam e fazendo o bem até mesmo àqueles que nos fazem mal.

Que o Senhor encontre fé sobre a terra, que Ele te encontre, que Ele me encontre, que Ele nos encontre vivendo a Sua Palavra.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.