17 Jun 2024

Chamados a fazer o bem mesmo em tempos difíceis

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não enfrenteis quem é malvado. Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda. Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado’.” (Mt 5,38-42)

Amados irmãos e irmãs, Jesus pede aos Seus discípulos que tenham comportamentos compatíveis com a proposta do Reino de Deus. Sempre façam o bem. Dentro do meu sacerdócio, o que eu mais tenho procurado viver é justamente esta palavra. Que o meu comportamento seja compatível com o Reino dos Céus.

Porém, fazer o bem hoje custará a nossa liberdade. Vai custar de nós e vai ser custoso, porque as pessoas nos perseguirão. As pessoas dirão que aquilo que fazemos é errado, porque, hoje, fazer o bem é fazer errado. E fazer errado é visto como bom. Os valores estão invertidos.

Jesus está nos falando que o mal só pode ser vencido pelo bem. Mas nós estamos fazendo o contrário. Se alguém me faz o mal, eu também faço mal a ele. Desculpe, meu irmão, isso não é atitude de cristão. Muitos vão até mesmo contrariar o que eu estou dizendo: “Quem faz o mal deve também receber o mal”. E isso, muitas vezes, sai da boca de cristãos.

“Ah padre, mas aí o senhor vai estar sendo besta. O senhor estará sendo bobo. As pessoas vão fazer o que quiserem de você.” Meus irmãos, fazer o bem não quer dizer que nós vamos deixar os outros nos usurpar, tirar a nossa liberdade, não tem nada a ver com aquilo que o Evangelho nos propõe.

Fazer o bem é nossa missão

Isso é desculpa para quem não quer fazer o bem. É desculpa para quem não quer viver uma vida de compatibilidade com o Evangelho, porque Jesus diz: “Abençoai os que vos perseguem. Amai os vossos inimigos.” Agora, é Cristo que está falando. Você vai contrariá-Lo ? Mas vamos arrumar desculpa, não é mesmo? “Não, mas não foi isso que Ele quis dizer.” E assim vamos mascarando o nosso desejo de fazer o bem.

Jesus nos fala que o nosso comportamento precisa ter compatibilidade com a realidade do Reino dos Céus, porque este é o caminho. Fazer a opção pelo bem e pelo amor. O cristão conquista o adversário pelo amor, e não pela vingança.

Mas hoje, meu irmão, dentro da Igreja, os cristãos estão se vingando uns dos outros. Eu estou falando para os cristãos. Sei que outras pessoas vão escutar, mas estou falando para os cristãos que querem viver uma vida em Deus. Faça o bem. Faça o bem ao próximo. Faça o bem àquele que te persegue, reze por ele, não faça o mal, porque isso não condiz com quem é um verdadeiro cristão.

Você pode até não concordar comigo, mas, discordando de mim, você discorda do próprio Cristo, que nos pede para buscar sempre o caminho da bondade. 

Que Deus nos ajude, nos dê força e nos abençoe. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.