24 Jan 2025

Chamado de Deus

“Naquele tempo, Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele” (Marcos 3,13-19).

Chamado divino

Este evangelho é muito importante para nós neste dia em que comemoramos a memória de São Francisco de Sales.

Por quê? Porque Jesus sobe ao monte para rezar, e Ele chama aqueles que Ele quis, ou seja, aqueles que estavam próximos d’Ele e nos quais Ele via, realmente, o interesse de abandonar tudo para fazer a vontade de Deus.

E olha que interessante… Este dia em que comemoramos a memória de São Francisco de Sales nos mostra que, na verdade, o santo relutou muito para corresponder, ou seja, para responder ao chamado de Deus, ao chamado divino.

Ele teve diversos sinais, ele teve uma plena convicção de que a Providência o estava chamando para o sacerdócio. Mas qual é a grande dificuldade que nós vivemos hoje? Responder ao chamado de Deus.

Eu também resisti muito ao chamado ao sacerdócio, como São Francisco de Sales.

Eu namorava, e, no nosso coração, havia o intuito de noivar, casar. Eu, no entanto, ficava relutando, pois Deus já tinha me dado todos os sinais de que a minha vocação era o sacerdócio. Como São Francisco de Sales, eu também relutei em responder a esse chamado. Deus me chamou ao sacerdócio em 2000, e eu tinha 17 anos.

Então, eu me ordenaria com 25 anos de idade. Três de filosofia, quatro de teologia, e eu me ordenaria ali com essa idade. Ordenei-me com 39 anos. Foram 22 anos depois do chamado que Deus tinha me feito. Por quê? Como São Francisco de Sales, eu fiquei relutando. Mas quando Deus chama, quando Ele inflama o nosso coração, Ele não desiste até que nós possamos abrir o coração e os nossos ouvidos e dar o nosso “sim” generoso como São Francisco de Sales deu. Como eu também tive que dar a nosso Senhor!

E o que isso tem a ver comigo, padre? Tem a ver que se você não responder o chamado de Deus, se não fizer a vontade d’Ele, você pode entrar numa vida até mesmo de frustração interior tão grande, porque não ouviu a voz de Deus. Nós escolhemos fazer os nossos projetos pessoais e deixamos de realizar aquilo que é a vontade d’Ele.

Claro, Deus não vai deixar que você seja infeliz se você não corresponder ao chamado d’Ele, mas eu quero dizer que você não será plenamente feliz se não estiver dentro da vontade divina.

Que o Senhor lhe dê essa graça de responder ao chamado com generosidade e coragem, como foi também São Francisco de Sales.

Que Deus derrame sobre nós, sobre as nossas famílias e sobre as vocações, a bênção do Deus que é Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.